A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pastéis de Santa Clara


Assim que leu o post anterior, no qual digo não conhecer os pastéis de Santa Clara, minha sogra, que é sempre muito atenciosa, enviou para o meu email uma receita e fotografia do doce. E também informou que os pastéis de Santa Clara são do convento onde esteve Inês de Castro, em Coimbra (ver artigo publicado no blog, dia 27 de maio). Quem não quer uma sogra assim?

Pastéis de Santa Clara do Convento de Coimbra
Colaboração de José Botão -Técnico de Pastelaria
Ingredientes:
250 g farinha
125 g margarina
Água q.b.
Recheio:
250 g açúcar
150 g de amêndoa moída sem pele
9 gemas
Confecção:
Leva-se ao lume o açúcar com cerca de 1,5 dl de água até fazer ponto de cabelo. Retira-se do lume e junta-se primeiro a amêndoa moída de seguida as gemas previamente desfeitas. Vai novamente ao lume até fazer estrada. À parte peneira-se a farinha para uma tigela, a margarina ou manteiga e trabalha-se molhando a mão em água fria. Amassa-se bem até a massa fique elástica para se poder estender com o rolo. Estende-se a massa muito fina colocam-se nela montinhos de recheio, dobra-se (tipo rissol) e cortam-se os pastéis em meia lua. Pincelam-se com ovo batido, polvilham-se com açúcar e vão a cozer em forno médio.
Fonte: Roteiro Gastronómico de Portugal

3 comentários:

  1. Fiquei com dúvidas sobre o doce. O que é fazer cabelo e fazer estrada? Posso colocar menos gemas no recheio? Não fica com gosto de ovo? Pensei em colocar apenas 3. Meu marido já esteve aí e diz que é um doce conventual e que é assim com muita gema mesmo. Deixo uma sugestão. Que tal vc postar um texto sobre a origem dos doces de Portugal? Qual o motivo para levarem tantos ovos? Já ouvi dizer que as freiras usavam as claras para fazer hóstia e com as gemas que sobravam faziam os doces. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponto cabelo = Ponto de fio, quando você mexe a calda com uma colher e ao levantar a colher ela forma um fio (como se fosse um cabelo).

      Fazer estrada = Vc leva o doce novamente ao fogo ate ele engrossar, e reserve, após frio ele engrossa mais um pouco.

      Esse recheio é um tipo de baba de moça, ao reduzir as gemas não e mais uma baba de moça.

      As receitas conventuais (= de convento) levam muitos ovos pois um dos motivos é que as freiras usavam as claras para engomar as vestes, o que sobrava criavam doces!!!!

      Excluir
  2. Paula
    Obrigada pela visita ao blog. Não conheço o pastel de Santa Clara. Infelizmente, não sei dizer se a redução da quantidade de ovos vai alterar o produto final. Adorei sua sugestão e em breve vou postar um texto sobre os doces conventuais. Aguarde!

    ResponderExcluir