A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vale a pena ver de novo

Hoje é o último dia do mês de junho. Chega ao fim o período das festas juninas que celebram três santos tão queridos e populares tanto em Portugal quanto no Brasil. Antônio, o santo casamenteiro. João, o dorminhoco. E Pedro, o que tem as chaves do céu.

Ontem, por acaso, vi na Globo News o programa Arquivo N que abordou o tema "Festa Junina". Apresentado pela jornalista Renata Vasconcellos, o especial explica, através de depoimentos de pesquisadores, escritores e artistas, as origens e as tradições da festa que foi levada para o Brasil pelos portugueses e que hoje faz parte do folclore brasileiro. Confesso que chorei, e muito, do início ao fim.

Vale a pena conferir o belo programa em:

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1599083-17665-303,00.html

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Deltaexpresso no Shopping Tacaruna

A rede portuguesa Deltaexpresso abriu uma nova franquia no Shopping Tacaruna, na Zona Norte do Recife, no Estado de Pernambuco. A loja é a segunda aberta pela rede este ano no Brasil.

A Eurobrasil Distribuidora, franqueadora de rede Deltaexpresso e representante da Delta Cafés no Brasil, prevê a abertura de 10 novas lojas no Brasil até o final do ano.

A loja da Deltaexpresso no Shopping Tacaruna tem projeto do arquiteto Humberto Zirpoli com o novo conceito da marca: "coffee convenience store", um espaço onde será possível degustar todo o cardápio Deltaexpresso, os "blends" Delta Cafés, comprar produtos para degustar em casa, acessórios, máquinas e toda a linha Delta Q.

Criada em 2004, a rede Deltaexpresso tem lojas nos shoppings Recife, Plaza e no Recife Antigo e agora chega ao Shopping Tacaruna.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Guia das festas

Manjericos vendidos nas festas de Santo Antônio em Lisboa

Sugiro dois ótimos endereços na internet sobre as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro que acontecem em Portugal e no Brasil.

No site Festas de Lisboa é possível encontrar todas as atividades da programação da grande festa da capital portuguesa, que começou no dia 14 de maio e vai até o dia 15 de Julho. O site tem versão em inglês e espanhol.

Já o site Circuito São João divulga a agenda das festas de várias cidades brasileiras, principalmente da Região Nordeste, além de abordar histórias e tradições dos festejos juninos, culinária, música e muito mais.
Vale a pena conferir os dois:

Site Festas de Lisboa: http://www.festasdelisboa.com

Site Circuito São João: http://www.circuitosaojoao.com.br

Casa do Brasil em Lisboa tem nova sede

A Casa do Brasil em Lisboa ganhou uma nova sede. A cerimônia de entrega das chaves e assinatura do contrato foi realizada no sábado passado, dia 19, já no novo endereço da associação, na Rua Luz Soriano 24, esquina com a Travessa dos Fiéis de Deus.

No espaço, um prédio de quatro andares onde funcionava uma antiga escola primária, serão agora realizadas conferências, ações de formação, exibição de filmes, aulas de dança, debates, aulas de informática, atendimento jurídico aos imigrantes e festas.

A Casa do Brasil em Lisboa é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada oficialmente em 15 de Janeiro de 1992 por brasileiros residentes em Portugal e portugueses amigos do Brasil. Seu atual presidente é o advogado Gustavo Behr.

Esta notícia foi enviada por Alexandre de Lima, coordenador da Casa do Brasil em Lisboa e seguidor do blog.

Veja as fotografias da cerimônia de entrega das chaves em:

http://www.flickr.com/photos/casadobrasil/sets/72157624186736405

Casa do Brasil em Lisboa

Telefone: 213 400 000

Fax:213 400 001

Horário: dias úteis das 15h às 21h

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ajude Pernambuco

As chuvas que caíram nos últimos dias deixaram cidades arrasadas e um saldo de 12 mortos, cerca de 17 mil pessoas desalojadas e mais de 24 mil desabrigadas em Pernambuco. De acordo com o Governo do Estado, 49 municípios foram atingidos pelas chuvas e 13 decretaram estado de emergência – em nove deles o Estado homologou a situação de calamidade pública. A região mais atingida foi a Zona da Mata.
Diante de tamanha tragédia, a palavra de ordem é solidariedade. Confira os locais onde entregar os donativos (alimentos, água mineral, colchões, lençóis, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos infantis):
- Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário - Parque de Exposições de Animais, no Cordeiro;
- Lojas do Bompreço;
- Ponto montado na Fenearte, no Centro de Convenções, a partir de 2 de julho (somente roupas);
- Quartéis do Exército Brasileiro, como no Recife, Quartel da Polícia Militar, no Derby;
- Sedes das Coordenadorias de Defesa Civil ;
- Quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida João de Barros;
- Sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), na Rua Gervásio Pires;
- Nos ônibus do Grande Recife Consórcio de Transportes;
- Nas unidades das faculdades Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau;
- Na sede da OAB, que fica na Rua do Imperador, no bairro de São José;
- Nas unidades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE- Antigo Cefet) nas cidades de Recife, Ipojuca, Belo Jardim, Vitória, Pesqueira e Barreiros.
- No Interior, os postos da Polícia Militar e dos Bombeiros recebem donativos

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Pequena Notável

O Centro Cultural de Cascais apresenta a exposição “A Nossa Carmen - A Maior Luso-Brasileira de Sempre”, integrada nas comemorações do centenário de nascimento da cantora luso-brasileira Carmen Miranda (1909-1955) que fascinou plateias do mundo inteiro.
A mostra compõe-se de três módulos e oito ambientações, que ilustram cenograficamente as etapas mais importantes da vida de Carmen Miranda, recorrendo a dezenas de peças originais do Museu Carmen Miranda (Rio de Janeiro) como roupas, jóias, sapatos, partituras e cartazes, além de imagens e exibição de filmes.
A apresentação desta exposição em Portugal resulta de uma parceria entre a Espírito Santo Cultura, a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais, com o apoio do Turismo de Portugal, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e da Casa da América Latina, e o patrocínio do Banco Espírito Santo, Tranquilidade (Portugal), EDP e Cisa Trading (Brasil). O jornalista e escritor brasileiro Ruy Castro, autor do livro “Carmen – Uma Biografia”, é o curador da exposição que fica em cartaz até o dia 26 de setembro.

Exposição "A Nossa Carmen - A Maior Luso-Brasileira de Sempre"
Local: Centro Cultural de Cascais
Período: 18 de Junho a 26 de setembro
De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita

José Saramago

“Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais” - José Saramago

A última sexta-feira, 18, foi um dia de grande perda para literatura mundial. O escritor português José Saramago faleceu na sua residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, aos 87 anos.

Saramago foi o primeiro autor de língua portuguesa a receber o prêmio Nobel de Literatura, em 1998, e um dos mais importantes pensadores contemporâneos. O seu livro "Ensaio sobre a Cegueira" foi adaptado para o cinema pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, em 2008.

O legado literário de José Saramago

Livros:
Terra do pecado, de 1947
Manual de pintura e caligrafia, de 1977
Levantado do chão, de 1980
Memorial do convento, de 1982
O ano da morte de Ricardo Reis, de 1984
A jangada de pedra, de 1986
História do cerco de Lisboa, de 1989
O Evangelho segundo Jesus Cristo, de 1991
Ensaio sobre a cegueira, de 1995
Todos os nomes, de 1997
A caverna, de 2000
O homem duplicado, de 2002
Ensaio sobre a lucidez, de 2004
As intermitências da morte, de 2005
A viagem do elefante, de 2008
Caim, de 2009

Peças de teatro:
A Noite
Que Farei com Este Livro?
A Segunda Vida de Francisco de Assis
In Nomine Dei
Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido
Contos :
Objecto Quase
Poética dos Cinco Sentidos - O Ouvido
O Conto da Ilha Desconhecida
Poemas :

Os Poemas Possíveis
Provavelmente Alegria
O Ano de 1993
Crônicas :

Deste Mundo e do Outro
A Bagagem do Viajante
As Opiniões que o DL Teve
Os Apontamentos

Saiba mais sobre o escritor no site da Fundação José Saramago: http://www.josesaramago.org

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pamonha de Forno


No ano passado, minha mãe (que estava aqui em Portugal curtindo a neta) resolveu “dar um pulinho” em Paris para conhecer a cidade e visitar nossa amiga Luciene Coutinho e família. Eu aproveitei a oportunidade e mandei uma pamonha de forno que na verdade é um bolo de milho muito prático. Luciene adorou a iguaria. Seguidora do blog, ela é casada com meu amigo Marcos Cesar. O casal tem duas filhas lindas, Letícia e Clara.

No Nordeste do Brasil, o mês de junho é a época das "comidas de milho". Segue, então, a receita de Pamonha de Forno, publicada pelo site Tudo Gostoso, que conheci graças a “tia” Lúcia Schiaffarino. Um beijo especial para Lu, Cesar, Letícia e Clara.

Pamonha de Forno
3 Copos tipo americano de milho verde (eu coloco 3 latas de milho Bonduelle da pequena)
2 Copos tipo americano de açúcar
2 Copos tipo americano de leite de coco (eu coloco 1 lata de leite de coco Koala)
2 Ovos
4 Colheres de sopa de farinha de trigo
1 Colher de sopa de fermento em pó
1/2 Tablete de margarina
Modo de Fazer:
Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Depois levar ao forno, previamente aquecido, em forma com furo central, untada com margarina
Assar em forno médio (180 graus) por aproximadamente 50 minutos.
Minha dica: Escorra o milho numa peneira e passe-o por água antes de usar.

terça-feira, 15 de junho de 2010

É hoje!

Portugal e Costa do Marfim abrem os trabalhos no Grupo G da Copa do Mundo nesta terça-feira, às 15h (hora de Lisboa), no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.

Quatro horas e meia depois, às 15h30 (horário de Brasília) o time de Dunga estreia na competição diante da Coreia do Norte no Ellis Park, em Joanesburgo.

sábado, 12 de junho de 2010

Simpatias de Santo Antônio

Seguem algumas simpatias para serem feitas hoje, véspera do Dia de Santo Antônio. Boa sorte!!!

1 – Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.

2 – Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido. 3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.

4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus. 5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.

6 – À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.

7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.

8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.

9 – Para descobrir se falta muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D.

Fonte: www.rosamarc.com.br/santonio/simpatia.htm

Dia dos Namorados

No Brasil, hoje é comemorado o Dia dos Namorados, por ser a véspera do Dia de Santo Antônio, santo português com fama de casamenteiro. Já em Portugal, a data é festejada no dia 14 de fevereiro (Dia de São Valentim).Como estamos na época dos festejos juninos, nada melhor do que registrar a data, aqui no blog, com a publicação da letra daquele forró bem conhecido de Dorgival Dantas, “Dia dos Namorados”:

“No dia dos namorados
Vou dar um presente a você
Você que merece tudo
Que alguém pode merecer
Eu sei que a felicidade
Ainda não chegou
Mas vou cobri-la de beijos
Abraços, carinhos e amor (BIS)
Vamos sair por aí
Vamos curtir um forró
O forró dos namorados
A curtição é melhor
Forrozando, forrozando, forrozando e namorando
Namorando, namorando, namorando e forrozando (BIS)”

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Hoje é feriado em Portugal

Luís Vaz de Camões

*Por Maria do Céu Carvalho Dias

A 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, sendo por isso feriado nacional.
Se quisermos ir às origens destas celebrações ficamos a saber que as 1ª leis republicanas (Implantação da República a 5 de Outubro de 1910) assinalaram, com feriado municipal lisboeta, a morte, em 10 de Junho de 1580, do grande poeta ou poeta grande Luís Vaz de Camões. Oliveira Salazar, no Estado Novo (1933-1974), faz do 10 de Junho feriado nacional denominado Dia de Camões, de Portugal e da Raça. Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, em 1978, dá-se a conversão do 10 de Junho para Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Camões viveu no século XVI (1525?-1580), foi um aventureiro, mas sobretudo um grande escritor influenciado pelo espírito renascentista. Eis algumas das suas obras:
- Em 1572, o rei D. Sebastião concede-lhe privilégio para a publicação d’Os Lusíadas (poesia épica);
- Em 1595 é impressa a 1ª edição das Rimas (poesia lírica);
- Escreveu também autos, à semelhança, por exemplo do escritor e ourives Gil Vicente.
Os restos mortais de Camões perderam-se aquando do Terramoto de 1755, embora possamos visitar, se estivermos em Lisboa, dois túmulos em sua honra, um no Mosteiro dos Jerónimos e outro no Panteão Nacional.
Assim, este herói nacional tornou-se, a par da bandeira, do hino e da língua que é a 7ª mais falada do mundo, um dos símbolos de Portugal.
Parece-me fácil perceber-se a junção entre Portugal, Camões e as Comunidades que se encontram espalhadas por todos os cantos do mundo.
Em cada ano o Presidente da República escolhe uma cidade portuguesa para comemorar este dia, embora outras há que também organizam festividades. Este ano designou Faro, no Algarve e nomeou António Barreto como presidente da Comissão organizadora das Comemorações. É curioso que o Presidente da Câmara (o Prefeito, no Brasil) de Faro lançou um desafio aos munícipes pedindo-lhes para no dia 10 terem “a cidade limpa, pintada e caiada”, já que vai ser muito visitada. Como este ano as palavras de ordem, devido à crise, são contenção e rigor, os festejos sofreram cortes consideráveis em relação aos anos anteriores.

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

Portugal em fotos:
http://www.youtube.com/watch?v=KEryHYsmD_o

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Festa na Casa do Brasil de Lisboa

A Casa do Brasil de Lisboa promove hoje uma festa ao som do cantor mineiro Léo Castilho, a partir das 23h.
Entrada E$ 3,00 (direito a uma imperial).
Casa do Brasil de Lisboa
Rua São Pedro de Alcântara, 63 - 1º Direito
Telefone: 213 400 000

terça-feira, 8 de junho de 2010

Concorra a uma viagem para Portugal

Em parceria com o azeite Andorinha, o Spoleto lançou ontem a promoção “Segunda do Verde” que vai premiar um cliente com uma viagem para Portugal.
Toda segunda-feira, na compra de qualquer salada do menu, o consumidor ganha um frasquinho (20ml) de azeite da marca Andorinha e pode retirar na loja um postal para participar da promoção e concorrer à viagem. Com o postal em mãos, é só acessar o hotsite www.segundadoverde.com.br e postar uma frase com as palavras Spoleto, Andorinha, Verde e Sabor. O autor da frase mais criativa será o vencedor, que ganhará passagem de ida e volta para Portugal, com direito a acompanhante e todas as despesas de hospedagem e alimentação pagas durante sete dias.
O felizardo vai conhecer as plantações de oliveiras e o lagar do futuro (que será inaugurado em setembro) na região do Alentejo, de onde são colhidas as azeitonas para a produção do azeite português Andorinha.
Lojas Spoleto no Recife:
- Shopping Center Recife
- Shopping Paço Alfandega

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Museu Nacional do Azulejo

Se o assunto é azulejo, uma boa dica é visitar o Museu Nacional do Azulejo, um dos mais importantes de Portugal. No seu acervo está o painel de azulejos que representa uma panorâmica de Lisboa antes do terremoto, ocorrido no dia 1º de novembro de 1755, que resultou na destruição quase completa da cidade.
Museu Nacional do Azulejo
Rua da Madre de Deus, nº 4. 1900 - 312 Lisboa
Telefone: (351) 21 8100340
Fax: (351) 21 8100369
http://mnazulejo.imc-ip.pt

Mais azulejos

Componentes do Bloco da Saudade

Os azulejos portugueses estão mesmo na moda. Em Portugal, a rede de lojas Area faz homenagem ao tema no seu catálogo Primavera Verão 2010, que traz peças muito bonitas, em azul e branco, para decoração de interiores. Já do outro lado do Atlântico, o pernambucano Bloco da Saudade desfilou, no Carnaval deste ano, com o mote “A Tradição da Azulejaria”. As fantasias e os adereços foram concebidos pelo carnavalesco Carlos Ivan que buscou inspiração no azulejo português, elemento de referência na arquitetura de Pernambuco.
A fotografia da mensagem faz parte do arquivo pessoal da querida Uedja Carmen, integrante do Bloco da Saudade e casada com o maestro Bozó. Ela é a primeira em pé do lado esquerdo da foto.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Azul e branco

Os tradicionais azulejos pintados em azul servem de inspiração para a exposição “Azul e Branco” do pernambucano Romero Andrade Lima, que reúne 24 pinturas inéditas em acrílica sobre tela. Rostos femininos, santos, figuras mitológicas, reis, bastante retratados na arte da azulejaria, fazem parte da mostra. A exposição fica em cartaz no Paço Alfândega (Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife) até 6 de junho. Entrada gratuita.

Dia da Criança em Portugal

Em Portugal, o Dia das Crianças é festejado hoje, 1º de junho. No Brasil, a data é comemorada em 12 de outubro juntamente com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece 20 de novembro como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, em 1959. Mais do que dar presentes aos nossos pimpolhos, o importante mesmo é garantir que seus direitos sejam respeitados.

Eis, de forma resumida, os dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança:

Princípio I – Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.

Princípio II – Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.Princípio III – Direito a um nome e a uma nacionalidade.

Princípio IV – Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.

Princípio V – Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.

Princípio VI – Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

Princípio VII – Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.

Princípio VIII – Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.

Princípio IX – Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.

Princípio X – Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.