A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fundaj promove Circuito de Museus

A Fundação Joaquim Nabuco(Fundaj) vai oferecer, nos dias 1º, 15 e 22 de dezembro, das 13h às 18h, um circuito de museus com saída da Praça de Boa Viagem (em frente à Igreja) para visitação aos museus Casa Museu Madalena e Gilberto Freyre e Museu do Homem do Nordeste. O transporte será gratuito e o ingresso único terá um custo de R$ 10,00.

A iniciativa faz parte do Plano Turístico promovido pelo Museu do Homem do Nordeste, que visa gerar mecanismos que garantam a identificação, preservação e divulgação dos bens culturais localizados no denominado Polo Capibaribe.
Inscrições:
circuitodemuseus@fundaj.gov.br ou pelo telefone: (81) 3073-6333

Mariza lança novo álbum em Lisboa




A talentosa, maravilhosa e chiquérrima (sou fã dela!) fadista portuguesa Mariza lança seu novo álbum Fado Tradicional, hoje (29) e amanhã (30), no Coliseu dos Recreios em Lisboa. Com mais de 30 discos de platina, a artista já ganhou diversos prêmios e recebeu duas nomeações para os Grammys.

Mariza nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, na antiga Lourenço Marques, à época capital da província ultramarina portuguesa de Moçambique. É filha de pai português, José Brandão Nunes, e mãe moçambicana, Isabel Nunes.

Dona de uma voz poderosa e ímpar, a cantora é super carismática e simpaticíssima. Já fui a dois shows perfeitos de Mariza. Pena que não vou desta vez.

No vídeo, Mariza canta a música Gente da Minha Terra, acompanhada pela Sinfonieta de Lisboa e dirigida pelo músico brasileiro Jaques Morelenbaum, num show realizado em frente à Torre de Belém.

Festas de fim de ano no Recife

Fotografia: Divulgação

Quem for passar as festas de fim de ano no Recife vai encontrar animação para todos os gostos. A ‘Capital Multicultural do Brasil’ prepara um Réveillon fazendo jus a sua tradição de diversidade cultural com uma programação, focada predominantemente em artistas locais, que abre espaço para o rock, pop, MPB, regional, frevo e samba e outros ritmos.

Em Boa Viagem, haverá dois palcos e três torres com DJs. De uma balsa dentro do mar, vão ser queimadas, durante 12 minutos, dez toneladas de fogos em frente de cada polo. Será um belo espetáculo pirotécnico para emocionar quem for receber 2011 na praia mais famosa da cidade.

No Palco de Boa Viagem, a festa ficará por conta das bandas Eddie, Fim de Feira e Paralamas do Sucesso, da Orquestra Popular do Recife e do cantor Claudionor Germano. No Palco Pina, a animação será garantida por Karina Spinelly, Samba Pernambucano, Martinho da Vila e Orquestra do Maestro Duda com a participação especial de Nena Queiroga.

Haverá ainda outros dois polos com programação. Na comunidade do Ibura, o público será animado por Beto Barbosa, Nono Germano e orquestra e bandas da comunidade. Já no Morro da Conceição, a farra será comandada por Paulo Diniz, João do Morro e bandas locais.

A abertura do Ciclo Natalino será realizada no dia 12 de dezembro, no Marco Zero, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife e participação especial de Ivan Lins e Nelson Ayres. No mesmo dia, o Balé Popular do Recife encenará o espetáculo Pique de Guerreiro na Praça do Arsenal.

O Ciclo Natalino terá como tema o “Natal da Solidariedade”. Dentre as novidades apresentadas, estão a Árvore de Natal, com 33 m e composta por 200 mil CDs e DVDs reciclados, que será montada em balsas no Rio Capibaribe, e a projeção de filmes natalinos nas proximidades da Ponte Mauricio de Nassau.

Fonte: Secretaria de Turismo do Recife

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Debate na Casa do Brasil de Lisboa

Nesta quinta-feira (25), a Casa do Brasil de Lisboa (CBL) promove um debate, às 19h, com Mônica Pereira, eleita recentemente para o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior. Dirigente da Abraço, associação que presta auxílio a brasileiros na Bélgica, Mônica é uma das coordenadoras da Rede de Brasileiros e Brasileiras no Exterior.

Também participam do encontro Gustavo Behr, presidente da CBL e coordenador da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa em Portugal, e Carlos Vianna, vice-presidente da CBL e representante da comunidade brasileira no Conselho Consultivo dos Assuntos da Imigração de Portugal. A III Conferência Brasileiros no Mundo, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, no Rio de Janeiro, será um dos temas abordados no debate.

Casa do Brasil de Lisboa
Rua Luz Soriano, Nº 42
Bairro alto Lisboa
Informações: 213 400 000

Costumes ou tradições árabes


Por Maria do Céu Carvalho Dias*

Hoje na Europa aparecem ainda muitas notícias relacionadas com certos costumes ou tradições Árabes impostas pelo Corão, por isso lembrei-me de escrever algo sobre o assunto: Quanto ao vestuário, que nos nossos tempos tem originado várias discussões políticas, estabelece a simplicidade e a proibição de alguma vez os homens ou mulheres serem vistos como objectos sexuais. A propósito da mulher encontramos opiniões diversificadas, às vezes confundindo a tradição com a religião, embora baseadas na letra do Corão: as mulheres podem trabalhar, mas é mais importante tomar conta dos filhos e da casa e os empregos não podem ser importantes (esses ficam para os homens); a lei islâmica permite o divórcio, mas…. De facto há países, como a Arábia Saudita onde a mulher é inferior ao homem, não podendo por exemplo conduzir automóveis. Também há imigrantes muçulmanos em Portugal cujas leis de origem manifestam um estatuto de inferioridade da mulher em relação ao homem, por exemplo nas heranças. A sorte dessas mulheres é que tais normas, por ofenderem princípios fundamentais da ordem pública internacional do Estado Português (o princípio da igualdade entre o homem e a mulher), não podem ser aplicadas no nosso território. Segundo alguns comentadores, o homem também pode bater na mulher: “Quanto àquelas mulheres pelas quais vocês temem a deslealdade e mau comportamento, advirtam-nas (primeiro), (a seguir) recusem partilhar a cama com elas, e (por fim) batam-lhe (levemente) ” [Corão 4:34.]. Há códigos sobre a alimentação – não podem comer carne de porco, cão, gato, macaco ou qualquer carnívoro e a que comerem deve ser morta mediante certas regras.

A propósito de alimentação/culinária árabe, lembro-me logo das especiarias, do arroz, do carneiro e de alguns legumes e frutos secos e frescos preparados. Os países do chamado Crescente Fértil, como o Irão, cultivaram arroz, frutos frescos e secos e especiarias; o Iraque vai cultivar trigo, cevada, nozes, figos e fazer pão chatinho e arredondado ao qual o Líbano vai acrescentar carne e cebola. As favas, o grão e o peixe vão aparecer também em certas regiões; na Arábia o nomadismo levou ao uso do carneiro e legumes, como a beringela, cultivada em oásis. As viagens comerciais e religiosas vão-nos deixar uma cozinha de aromas e cor que vale a pena conhecer. Tenho à minha frente receitas como: de Kibe cru que é uma mistura de trigo com carne picada (não sei se gostarei); Arroz árabe que é cozinhado com caril e depois de pronto leva pinhões, nozes, amêndoa, passas, maçã; Frango árabe preparado com azeite, mel, canela, gengibre, cebola, açafrão, cominhos, coentros. Como é que eu ia esquecer o cuscuz, originário do norte de África! As sobremesas são muito saborosas e nelas usam nozes, mel, frutos secos e essência de rosas ou laranjeira. Gostamos? Podemos experimentar em nossas casas, ou ir ao restaurante. Enfim, os Árabes seguiram a Lei do Corão e aproveitaram variados produtos das regiões por onde se espalharam.

Próximo Episódio: A herança árabe ou islâmica

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xari
http://www.receitasdecomidas.com

Leia também os dois primeiros episódios da série sobre os Árabes em Portugal publicada pelo blog Do Capibaribe ao Tejo:
Os Árabes - Origem, expansão e presença em Portugal: http://docapibaribeaotejo.blogspot.com/2010/11/os-arabes-origem-expansao-e-presenca-em.html
Os Árabes/os Muçulmanos – Hoje no Mundo e em Portugal: http://docapibaribeaotejo.blogspot.com/2010/11/os-arabesos-muculmanos-hoje-no-mundo-e.html

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

Salão da cachaça em Pernambuco


O IV Salão Internacional da Cachaça começa nesta quinta-feira (25) e segue até sábado (27), no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento pretende promover negociações internacionais, aproximar produtores, fortalecer o setor e debater políticas e estratégias para buscar o reconhecimento mundial para a bebida.

Na programação estão previstas rodadas de negócios internacionais, exposições de empresas locais, degustações, palestras, concurso de bar tender, oficina de gastronomia, lançamento de livros e mesas de debates.

Mais de 10 mil pessoas são esperadas para o evento, que vai reunir produtores, empresários e pequenas indústrias, além de prestadores de serviços de toda a cadeia produtiva do setor.

Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Pernambuco é o segundo maior produtor e exportador da bebida no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. Hoje, a produção pernambucana é de aproximadamente 100 milhões de litros de cachaça por ano.

Serviço:
IV Salão Internacional da Cachaça
25 a 27 de novembro
Centro de Convenções de Pernambuco
Horário: 14h às 22h
www.salaointernacionaldacachaca-pe.com

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dia do Rio Capibaribe

Fotografia: Carlos Bayma*

Nesta quarta-feira (24), é comemorado, pela primeira vez oficialmente, o Dia do Rio Capibaribe. A data foi instituída por lei (nº 14.011) em março deste ano. No Recife acontecem hoje diversas atividades para festejar o tão famoso e querido rio. Também estão programados trabalhos educativos e de conscientização para a importância da preservação e limpeza do Capibaribe.

O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco. Seu nome deriva da língua tupi - Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe (ou ipe) - e significa rio das Capivaras ou dos porcos selvagens. Nasce na Serra de Jacarará, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro do Recife.

*Para ver outras fotografias de Carlos Bayma, acesse a galeria do autor no site Olhares: http://olhares.aeiou.pt/carlosbayma
Visite também o interessante blog de Carlos Bayma (Projeto CPM 40+ Conhecer para Mudar) http://projetocpm40.blogspot.com

Novela portuguesa ganha Emmy

A telenovela Meu Amor, exibida pela emissora portuguesa TVI, recebeu o prêmio Emmy de Melhor Novela Internacional, em cerimônia realizada segunda-feira (22) em Nova York. A produção lusa concorreu com um trabalho argentino e outro filipino.

Escrita por António Barreira e produzida pela Plural Portugal, Meu amor ficou no ar por mais de um ano, de 19 de outubro de 2009 até 23 de outubro deste ano, e teve como protagonistas os atores Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Rita Pereira, Paulo Pires e Nicolau Breyner.
Meu Amor é a primeira novela portuguesa a receber um Emmy. Parabéns!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cancelamento do show de António Zambujo

Fui informada que a apresentação de António Zambujo no Recife (ler post abaixo) foi cancelada. Não sei o motivo nem se será programada outra data. Uma pena!

Fadista português no Recife


Em seu site Obra em Progresso, Caetano Veloso escreveu:"...o que se ouve em Zambujo é algo já que vai mais fundo. É um jovem cantor de fado que, intensificando mais a tradição do que muitos de seus contemporâneos, faz pensar em João Gilberto e em tudo que veio à música brasileira por causa dele". Uma das maiores estrelas da nova geração de fadistas de Portugal, António Zambujo lança "Guia", seu quarto CD de carreira, nesta quinta-feira (25), às 21h, no Teatro da UFPE, Recife, com participações especiais de Fafá de Belém e Rodrigo Maranhão.

António Zambujo nasceu em 1975, em Beja, no Alentejo, Portugal. Em 2006, ganhou o prêmio Amália Rodrigues na categoria "Melhor Intérprete Masculino de Fado", conferido pela Fundação Amália. O show no Recife será a abertura da turnê do cantor no Brasil. Depois da apresentação na capital pernambucana, ele canta no palco do Viva Rio, no Rio de Janeiro (dia 26/11) e segue para São Paulo onde solta a voz no Bourbon Street (dias 30/11 e 1º/12).
O rapaz promete e o show também! Vale a pena conferir.

Serviço:
Show de António Zambujo
Quinta-feira, 25 de novembro
Teatro da UFPE, às 21h
Ingressos:
Inteira R$ 40,00 Meia entrada R$ 20,00
Vendas:
Loja Saraiva (Shopping Recife) e bilheteria do teatro.
Site de António Zambuja: http://www.antoniozambujo.com

António Zambuja canta, no vídeo acima, a música Nem as Paredes Confesso. Uma interpretação que parece acrescentar ao fado um leve toque de bossa nova. Eu gostei!

Blogcamp Pernambuco

O Recife recebe grupo de blogueiros e expoentes de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter em mais uma edição do Blogcamp. O encontro acontece nos dias 26 e 27 de novembro, no Armazém 12, dentro da programação da Expoidea.

Na abertura do Blogcamp, sexta-feira (26), a Prefeitura do Recife vai apresentar todas as ações na internet e mídias sociais que visam facilitar o acesso à informação seja para o cidadão como para o turista.

Antes de acontecer no Recife, o Blogcamp passou por Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Ceará. A capital pernambucana foi escolhida para sediar o debate em 2010 por ter uma grande audiência na internet e ser um dos principais polos de informática e tecnologia do Brasil.

Serviço:
BlogCamp Pernambuco
26 e 27 de novembro
Local: Armazem 12 – Bairro do Recife
Entrada gratuita e não precisa de inscrição
http://blogcamppe.com
http://www.expoidea.com.br

domingo, 21 de novembro de 2010

Os Árabes/os Muçulmanos – Hoje no Mundo e em Portugal

Mesquita

Por Maria do Céu Carvalho Dias*

À medida que fui pesquisando, achei que era bom saber mais deste povo que hoje continua espalhado pelo Mundo e com incontestável importância. Vou deixar a herança ou o legado árabe, para outro episódio, procurando agora trocar algumas ideias sobre a presença árabe no século XX no Mundo e em Portugal.

No Mundo: Desde o princípio do século XX que o nacionalismo árabe está a crescer. Assim, durante a Primeira Guerra Mundial os Britânicos aproveitam para incentivar os Árabes a lutarem contra o dominador turco. De facto encontramos a Arábia Saudita, a Síria, o Iraque e a Transjordânia (estados puramente árabes) como protectorados ingleses ou franceses durante vários anos. A História do século XX vê nascer novos estados árabes, como o Egipto, que vão lutar contra o domínio colonial e, claro, contra Israel. A união de tantos estados tem sido difícil, (será que o origem nómada deste povo dificulta?), mas o seu papel cresceu com o petróleo, já que o Próximo Oriente passou a primeiro produtor e a possuidor de mais de metade das reservas de petróleo actualmente (1998) conhecidas. Mais próximo de nós podemos ainda recordar as tristes Guerras do Golfo e todas as Guerras israelo-árabes e deixamos para outros a discussão sobre a divisão do mundo em civilização ocidental e civilização árabe.

A expansão do islamismo pelo mundo é visível na Ásia, em África, na América e na Europa e por isso escolhi três casos diversos: o da Guiné-Bissau, onde vivi algum tempo nos anos setenta do século XX, durante a Guerra Colonial; o do Brasil, porque li Jorge Amado que descreve personagens árabes, porque acompanhei algumas personagens interessantes em telenovelas e porque muitos de vós sois brasileiros; o de Portugal, o meu país.
Guiné-Bissau – Foi uma colónia portuguesa em África. Quase metade da população - as etnias ricas dos Mandingas e dos Fulas - é muçulmana. Esta religião chegara à África ocidental a partir do norte de África pela mão de comerciantes. Uma vez observei uma situação curiosa que passo a descrever: uma camioneta vinha do interior para Bissau e em determinado momento parou; porquê? Era hora de rezar e o Muçulmano desceu, estendeu uma esteira e voltado para a cidade de Meca (a oriente) orou e fez as suas abluções; em seguida enrolou a esteira, entrou e a camioneta prosseguiu viagem. Outra grande fatia, quase metade também, segue as religiões animistas. Fazendo as contas, neste país, o cristianismo é praticado por muito poucos.
Brasil – Sempre me interessou conhecer influências sobre culturas/civilizações, podendo ser a portuguesa ou outra, como a brasileira. Nesta os Índios, os Negros, os Portugueses, os Holandeses, os Franceses, os Espanhóis, os Italianos, os Alemães, os Japoneses e os Muçulmanos contribuíram mais, ou menos. Sabe-se que foi o Imperador Pedro II, na segunda metade do século XIX, que atraiu imigrantes árabes ao Brasil. As más condições sócio-económicas e políticas, estimularam, em grande escala, libaneses e sírios. A maior colónia está em S. Paulo, onde prosperaram como comerciantes, embora muitos outros se tenham espalhado pelo país como mascates.
A primeira leva era cristã e a miscigenação não foi difícil. O fim do século XX, devido às guerras no Médio Oriente, trouxe nova leva de libaneses, na sua maioria muçulmanos. Para concluir posso referir que a população árabe no Brasil é mais numerosa do que em qualquer outra parte do Mundo. Mas deixo isso para uma pesquisa mais profunda.
Portugal - A Comunidade Islâmica de Lisboa foi criada oficialmente em 1968 por estudantes de Moçambique (então colónia portuguesa), como associação religiosa e cultural. Tem umas 40000 pessoas vindas, sobretudo depois do 25 de Abril de 1974, de Moçambique, Guiné-Bissau e outras regiões, bem como os seus descendentes. Os muçulmanos em Portugal também cresceram devido às relações políticas e comerciais com a China e com a Índia. Existem em Portugal vários lugares de culto: a Mesquita do Laranjeiro (na margem sul do Tejo) inaugurada em 1982; a de Odivelas (junto de Lisboa) em 1983; a Mesquita de Lisboa inaugurada em 1985, que têm um papel, não só religioso, mas também social. Por todo o país há muitos outros locais de culto e convívio muçulmanos. Ainda antes da inauguração das mesquitas, em 1978, foi fundado o Centro Islâmico de Portugal. Como a alimentação muçulmana também apresenta características específicas, em 1992 foram criados os primeiros três talhos islâmicos na zona da Grande Lisboa. Pelo país fora foram aparecendo outras associações, como o Centro Cultural Islâmico do Porto, a Associação Luso-Turca e até colégios, como Colégio Islâmico de Palmela (nos arredores de Lisboa) cujos alunos são maioritariamente muçulmanos, mas está aberto a outros credos.
Até 1961 Goa, Damão e Diu na Índia eram colónias portuguesas e por isso resolvi lembrar a presença indiana na sociedade portuguesa: são cerca de 70000 e vieram para Portugal aquando da invasão de Goa pelo estado indiano (1961) e depois do 25 de Abril de 1974, pois muitos encontravam-se nas colónias portuguesas em África, que se tornam países independentes. Eram trabalhadores qualificados, fixaram-se nas zonas de Lisboa e Porto, mantêm a sua identidade sócio-religiosa, a maioria fala português, mas uma grande parte não é católica, mas muçulmana ou hindu.

Já que estou a escrever sobre os Árabes quero lembrar que terminou agora a Peregrinação a Meca de 2010. Esta religião obriga a que se vá ao lugar sagrado, Meca, uma vez na vida. São tantos os peregrinos, uns milhões, que muitas vezes há tragédias consideráveis e este ano já existe um metropolitano para facilitar a circulação dos crentes.

Próximo Episódio: Costumes ou tradições árabes

Fontes:
Dicionário de História Universal;
http://www.portugal-islamico.blogspot.com/
http://ec.europa.eu/delegations
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra

Leia também o primeiro episódio da série sobre os Árabes em Portugal publicada pelo blog Do Capibaribe ao Tejo:
http://docapibaribeaotejo.blogspot.com/2010/11/os-arabes-origem-expansao-e-presenca-em.html

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fundaj lança revista eletrônica


Está no ar a primeira edição da Coletiva, revista eletrônica de divulgação científica, publicada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Com periodicidade trimestral, a publicação apresenta reportagens, entrevistas e artigos redigidos por especialistas. Também veicula notícias, ensaios fotográficos, memória, vídeos e um canal direto para pesquisadores e estudiosos divulgarem seus trabalhos. Todo o conteúdo é aberto aos internautas.

A Coletiva é desde já uma ótima fonte de informação para estudantes, pesquisadores, professores e público em geral. Eu já li e recomendo. Parabéns pela iniciativa e muito sucesso!!!

Acesse o conteúdo da revista Coletiva no endereço:

Jornalistas brasileiros participam de seminário em Coimbra

O jornalista brasileiro William Bonner, editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional exibido pela Rede Globo, abre o Seminário sobre Jornalismo Televisivo Político que será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal.

Além de Bonner, o encontro contará com a presença de reconhecidos jornalistas da Globo como Erick Bretas, Teresa Cavalleiro, Maria Thereza de Almeida e Zileide Silva que, durante os dois dias, vão partilhar a sua experiência com os estudantes sobre como fazer jornalismo político em televisão.

O seminário é co-organizado pela secção de Comunicação da Faculdade de Letras e pela TV Globo e envolve a participação de 50 formandos, todos estudantes de Jornalismo.

O programa do Seminário:
22/11 – 9h30: aula de William Bonner
Modo de fazer o telejornal “Jornal Nacional”
22/11 – 14h30: aula de Erick Bretas
Jornalismo local e de serviços
23/11 – 9h30: aula de Teresa Cavalleiro e de Maria Thereza de Almeida
Programas especiais jornalísticos
23/11 – 14h30: aula de Zileide Silva
Coberturas políticas em Brasília e coberturas internacionais

serviço:
Seminário sobre Jornalismo Televisivo Político
22 e 23 de novembro de 2010
Local: Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal

Homenagem aos vencedores do concurso da Fundaj


Os estudantes das redes pública e privada que foram vencedores do Concurso História Ilustrada: Vida e Obra de Joaquim Nabuco tiveram seus nomes anunciados no site da Fundaj e vão ser homenageados nesta sexta-feira (19), às 10h, em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) .

O concurso foi uma das ações do Ano Joaquim Nabuco, em memória ao centenário de morte do patrono da Fundaj, e contemplou com R$ 5 mil cada trabalho vencedor (individual ou em grupo), nas categorias Ensino Fundamental Público, Ensino Fundamental Privado, Ensino Médio Público e Ensino Médio Privado. Cada escola vencedora ganhou um computador para uso coletivo de seus alunos.

Foram 103 trabalhos inscritos, dos quais 31 foram.Os vencedores nas categorias Ensino Público são de escolas de Camaragibe e Petrolina. Já os contemplados das escolas de Ensino Privado são dos municípios de São Vicente Férrer e Escada.

Serviço:
Solenidade de Premiação do Concurso História Ilustrada: Vida e Obra de Joaquim Nabuco
Sexta-feira, 19 de novembro, às 10h
Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
Site Fundaj: http://www.fundaj.gov.br
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundaj

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Praça do Entroncamento

Fotografia: Carlos Bayma*

Semira Adler Vainsencher
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco

Tempos atrás, a atual Praça do Entroncamento representava a interseção de vias férreas (as maxambombas) - a do Arraial, a da Várzea e a de Dois Irmãos. A denominação Entroncamento foi colocada pela população recifense, da mesma forma que se colocou o nome no bairro da Encruzilhada.

Em seu centro, foi projetada um fonte de ferro, em estilo neoclássico, apresentando uma coluna esguia, com folhas e flores, e uma mulher e gárgulas, mais no alto, de onde escoa água.

A Praça foi inaugurada na gestão do Prefeito Antônio Correia de Góis, com o nome oficial de Praça Correia de Araújo, uma homenagem a um governador que Pernambuco teve em 1896. Há uma inscrição, na base da fonte, com os seguintes dizeres:
Inaugurada em 19 de outubro de 1925.
Prefeito Antônio de Góis
.

Ao redor da fonte, pode ser apreciado um círculo de palmeiras. A Praça do Entroncamento possui um grande número de mangueiras (Mangifera indica L.) que foram plantadas em 1924, por ocasião do governo de Sérgio Loreto. Nos últimos anos, o local foi revitalizado e, em seu interior, foi instalado um parque infantil.

Perto da Praça, fica o Palácio de São José dos Manguinhos, no bairro das Graças, que serviu de residência oficial, durante muitos anos, do falecido Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, e, ao seu lado, está a Capela de São José dos Manguinhos.

Um pouco antes da Praça, encontra-se o tradicional Clube Português do Recife, fundado em 1934; e a Avenida Agamenon Magalhães. Antes desta avenida, fica o Colégio Ágnes Eriskine, que foi fundado por missionários presbiterianos e funciona desde 1904.

Em volta da Praça do Entroncamento, devido ao acelerado processo de urbanização, os grandes casarões de outrora foram transformados em estabelecimentos comerciais de vários tipos: bancos, farmácias de manipulação, livrarias, entre outros. E, no presente, o logradouro representa uma artéria importantíssima, por onde circula grande parte dos veículos que vêm do subúrbio para o centro do Recife.

Anualmente, no mês de dezembro, a Praça do Entroncamento é iluminada por milhares de lâmpadas de Natal, que são colocadas em volta das árvores e plantas, do parque e dos postes. À noite, em especial, esse logradouro público se transforma em um magnífico cartão postal.

Fontes consultadas:
CAVALCANTI, Carlos Bezerra. O Recife e seus bairros. Recife: Câmara Municipal do Recife, 1998.
FRANCA, Rubem. Monumentos do Recife: Recife: Secretaria de Educação e Cultura, 1977.

* Para ver outras fotografias de Carlos Bayma, acesse a galeria do autor no site Olhares: http://olhares.aeiou.pt/carlosbayma
Visite também o interessante blog de Carlos Bayma (Projeto CPM 40+ Conhecer para Mudar) http://projetocpm40.blogspot.com/

Real Hospital Português celebra 155 anos



O Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco festeja 155 anos de existência, hoje (18), com uma programação especial comandada pelo provedor Alberto Ferreira da Costa. Entre as diversas autoridades que participam do evento estão a ministra da Saúde de Portugal, Ana Maria Teodoro Jorge, o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, e o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro.

As comemorações começam a partir das 19h com missa de Ação de Graças, inauguração do Edifício João de Deus e do Real Lab e entrega de medalhas a autoridades e instituições que ajudaram a construir a história do hospital.

O Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco é um dos maiores complexos hospitalares do Norte-Nordeste do Brasil. Em área construída de 96.645 m², possui 580 leitos e emprega cerca de três mil funcionários. No local funcionam 53 clínicas especializadas e três laboratórios.

A instituição recebeu este ano o Prêmio Empresa Brasileira 2010, outorgado pela Latin American Quality Institute (LAQUI) e destaca-se no pólo médico pernambucano pelo seu pioneirismo, com a realização dos primeiros transplantes de rim, coração e medula óssea.

Com informações da Embaixada de Portugal no Brasil

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Recife participa do Festival do Turismo de Gramado

O Recife vai apresentar as suas diversas potencialidades turísticas no 22º Festival do Turismo de Gramado, que acontece entre os dias 18 e 21 de novembro, no Rio Grande do Sul. Como a feira terá um pavilhão específico para o turismo GLS, a Secretaria de Turismo da Prefeitura da Cidade do Recife, em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau, fará um trabalho direcionado de divulgação da capital pernambucana como um destino receptível para esse público.

A expectativa é que cerca de 13 mil profissionais do setor circulem pela feira. A Equipe Recife te Quer, da Secretaria de Turismo do Recife, também participa do evento, em parceria com a Empetur. Serão entregues aos visitantes a Revista Recife te Quer, o Mapa Turístico do Recife e folders bilíngues.

Fonte: Secretaria de Turismo do Recife

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Instituto Camões promove cadeia de leitura de obras de Saramago

Uma cadeia de leitura de excertos das obras de José Saramago acontece hoje (16) – dia do aniversário do nascimento do escritor em 1922 – em 22 pontos da rede de leitorados, centros de língua e centros culturais do Instituto Camões (IC) no mundo. Ao todo serão 26 cidades de quatro continentes prestigiando a obra do Prêmio Nobel da Literatura (1998) de língua portuguesa.

Parabéns, Saramago!!!

Saiba mais em:

http://www.instituto-camoes.pt/noticias-ic-portugal/instituto-camoes-promove-cadeia-de-leitura-de-obras-de-saramago-em-26-cidades-de-4-continentes-no-dia-do-aniversario-do-escritor.html

Os Árabes – Origem, expansão e presença em Portugal

Granada - Espanha

Por Maria do Céu Carvalho Dias*
Fotografia: Miguel Nuno de Carvalho Dias

“Nome dado aos povos semitas originários da península da Arábia (Península do sudoeste da Ásia, situada entre o mar Vermelho e o golfo Pérsico) e hoje, de um modo geral, aos povos do Próximo Oriente que falam a língua árabe, e até a quase todos os povos islâmicos”.

É interessante saber que em Portugal (não sei como é no Brasil) foram sendo nomeados de várias maneiras conforme o ângulo de análise: Muçulmanos (aqueles que se submetem a Deus); Islamitas (os que praticam o islamismo); Maometanos (os que seguem Maomé); Sarracenos (os que conquistaram a Península Ibérica); Mouros (os naturais do Magrebe que se encontravam na Península Ibérica).

Antes de Maomé (nasceu no século VI), estes povos (os beduínos) estavam organizados em tribos e dedicavam-se à caça, à pastorícia, ao tráfico caravaneiro e até a invadir território inimigo, as chamadas razias. Tinham uma religião animista, pois adoravam o sol, a lua, pedras sagradas, a mais importante das quais era a Pedra Negra de Meca. Com Maomé, no século VII, certamente por influência judaico-cristã tudo mudou: no deserto ele foi inspirado por um anjo que o levou a pregar o Islamismo, a segunda maior religião do Mundo. Esta é monoteísta (Alá é o deus único); manda que os crentes rezem cinco vezes ao dia virados para Meca; que façam jejum durante um mês do nascer ao pôr-do-sol (o Ramadão); que vão a Meca pelo menos uma vez na vida. O Corão ou Alcorão, livro sagrado, é a mais importante fonte de jurisprudência islâmica com normas religiosas, alimentares, de vestuário, relativas às mulheres, enfim, de vida. Esta religião deve ser espalhada através da Guerra Santa. A importância do Islamismo é tal, que um momento chave da vida de Maomé – 622, fuga de Maomé de Meca para Medina – passou a ser considerado o início da era muçulmana, como o nascimento de Cristo é o princípio da era de Cristo para o Ocidente. Rapidamente conquistam a Síria, a Mesopotâmia, a Pérsia, o Egipto, a Líbia e, através do Norte de África, chegam â Península Ibérica (Al-Ândalus). Aqui souberam aproveitar a decadência do Reino visigótico que conquistaram em 711. Os Árabes chegaram até às Astúrias (montanhas a noroeste da Península Ibérica), onde se esconderam os povos cristãos peninsulares e donde irá partir mais tarde a expulsão dos invasores (Reconquista Cristã) e daí nascer Portugal (1). Ainda avançaram para norte, no Reino Franco (actual França), mas foram travados em Poitiers (732).

Sabe-se que no Gharb - território que vem a ser Portugal – “a estratégia de ocupação operada nesse território pelas primeiras tropas muçulmanas basear-se-ia mais no estabelecimento de consensos e na elaboração de acordos com as populações”. Procuravam islamizar estas, que se denominarão Moçárabes. Estes gozavam de liberdade de culto, tinham leis próprias, mas direitos limitados e estavam sujeitos a vários impostos. Como havia muitos contactos entre as populações, as marcas árabes são muito diversificadas em toda a Península, como veremos depois.

Durante o movimento da Reconquista, iniciado ainda no século VIII, os Árabes começaram a ser exterminados, ou escravizados. Houve, no entanto, alguns que foram protegidos pelos reis portugueses. Temos como exemplo a carta de foral que em 1170 o rei D. Afonso Henriques deu às populações mouriscas de Lisboa, Almada, Alcácer e Palmela, que se lhe submeteram. Quando eram muitos, como em Lisboa, Setúbal, Loulé, Silves, Beja, etc., viviam em comunas ou comuns governados por um alcaide. Aos bairros chamavam-se mourarias (este nome ainda hoje permanece num dos pitorescos bairros de Lisboa). Como os Judeus, (2) usavam vestuário e sinais específicos. Nestes bairros estavam incomunicáveis com os cristãos entre o pôr e o nascer do sol e a partir do século XIV foram sujeitos a penas graves se contrariassem esta lei. Estas normas foram mantidas durante séculos, mas muitas vezes não eram cumpridas: o rei D. Afonso Henriques teve um filho de uma moura e D. Afonso III uma filha. Ao contrário dos Judeus a principal ocupação era a agricultura, embora também fossem sapateiros, ferreiros, oleiros. Pagavam à Coroa duros impostos: de capitação, pago desde o nascimento; dízima dos produtos colhidos em terra que explorassem; imposto sobre o gado, mel e cera; sobre todos os bens que usassem ou possuíssem; sobre o trabalho; sobre compra e venda, etc., etc. Era uma vida difícil, mas parece que eles não a achavam pior do que quando viviam debaixo do domínio dos seus reis e por isso muitos iam ficando em Portugal. Com D. Manuel I, em 1496, foram apanhados pelo decreto de Expulsão dos Judeus e, ou saíam do país ou se baptizavam, tomando o nome de mouriscos ou mudéjares. Parece que poucos foram acusados de islamismo pelo Tribunal da Inquisição. Todavia nos processos daquele Tribunal aparecem vários, alguns com nomes sesimbrenses e naturais da vila de Sesimbra, apanhados no século XVII nas malhas do Santo Ofício, embora por pouco tempo:
- Manuel Rodrigues, marinheiro, cativo pelos mouros, fez corso contra cristãos, morador no Maranhão, Brasil.
- António Cacheiro, marinheiro, morador em Sesimbra, filho de João Farto e de Catarina Gaspar.
- Sebastião Correia Peixoto, morador em Mazagão, filho de Diogo Preto Peixoto e de Brites de Deus Correia.
Não posso deixar de referir, pela sua crueldade, castigos infligidos aos Árabes: “…que se corte o pé ao mouro que fuja; …que se corte as mãos ao que falsificasse moeda….” Em 1249 o domínio árabe terminou definitivamente no território que hoje é Portugal e só em 1492 no Reino de Granada, em Espanha.
A partir do século XVII há poucas informações de Árabes/Mouros, porque, ou se misturaram com a população portuguesa, ou conseguiram fugir para zonas muçulmanas.

A seguir falarei dos muçulmanos hoje (século XX), no Mundo e em Portugal. A herança árabe e as marcas em Sesimbra (onde vivo) serão analisadas posteriormente.

(1) – Ver este blogue: “A cidade berço de Portugal”; “Uma lição de portuguesismo”
(2) – Ver este blogue sobre os Judeus
Bibliografia – Dicionário de História Universal. Dicionário de História de Portugal.
Torres, Cláudio e outro, O Legado Islâmico em Portugal.

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

Série sobre os árabes em terras lusitanas


A partir desta terça-feira (16), o blog publica uma série de textos sobre a influência dos árabes em Portugal, assinados pela professora portuguesa Maria do Céu Carvalho Dias.

Entre os temas que serão abordados estão a origem, expansão e presença dos árabes em terras lusitanas, os árabes no século XX, a herança deste povo na Península Ibérica e os seus vestígios em Sesimbra.
Maria do Céu Carvalho Dias é licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa.
Não percam!!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

No Português de Portugal VII

Pretende visitar, estudar, trabalhar ou morar em Portugal? Então conheça o significado de algumas palavras do português usado no país:

- Água fresca = água gelada
- Autogolo (futebol) = gol-contra
- Cachopa = garota, moça
- Chanfrado = maluco, louco
- Pastilha elástica = goma de mascar, chiclete
- Pintar a macaca = pintar o sete
- Quinta = sítio, chácara
- Rebordo = contorno
- Ventoinha = ventilador
- Rés-do-chão, "RC" =andar térreo

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Festa literária em Olinda


Começa hoje(12) em Olinda a sexta edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco que tem como tema A Literatura Judaica e o Mundo Ibero-Americano. A escritora Clarice Lispector, que nasceu na Ucrânia, passou a infância no Recife e era judia, é grande homenageada do evento.

A Fliporto traz nesta edição grandes estrelas de literatura mundial como o poeta árabe Ali Ahmad Esber (Adonis), o argentino Ricardo Piglia, a ensaísta norte-americana Camile Paglia, o escritor canadense Alberto Manguel e o israelense Ioram Melcer, tradutor de Fernando Pessoa em seu país.

A lista segue com Milton Hatoum, Arnaldo Niskier , Moacyr Scliar , João Tordo (Portugal), Eva Scholoss (Áustria), François Jullien, Marck Dery, , Richard Zimler, Ronaldo Vainfas, Contardo Calligaris, Ronaldo Wrobel, Adriana Armony , Guilherme Fiúza e os pernambucanos Samarone Lima, José Luiz Mota Menezes e Luzilá Gonçalves Ferreira. Entre os especialistas em Clarice Lispector estão os biógrafos Nádia Gotlib e o americano Benjamin Moser.

A Fliporto vai levar para a Marim dos Caetés uma verdadeira festa literária com várias atrações como feira do livro, mesas do congresso literário, atividades de cinema, lazer, gastronomia, tecnologia e para o público infantil.

Serviço
Fliporto 2010 - Literatura e Presença Judaica no Mundo Ibero-americano
Praça do Carmo, Olinda
De 12 a 15 de novembro
Passaporte para o congresso literário R$ 80 e R$ 40 (meia) ou R$ 10 e R$ 5 (meia) para cada conferência.
Para as demais atividades a entrada é gratuita
Informações: www.fliporto.net

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Parceria


O Do Capibaribe ao Tejo - Um lá e lô entre Pernambuco e Portugal é parceiro do blog de divulgação de eventos PraOndeIr.
Leia a postagem aqui:

Dia de São Martinho

Castanhas assadas

Portugal comemora hoje (11) o Dia de São Martinho. Nesta data é comum encontrar vendedores de castanha assada nas ruas. A fumaça dos fogareiros sobe para o céu de Lisboa e junta-se às nuvens cinzentas do outono. A tradição portuguesa de celebrar este santo foi uma novidade para mim. Na minha terra, Pernambuco, não há este costume e acredito que no Brasil, se houver, não seja muito comum.

As castanhas aqui não são as de caju mas sim do castanheiro. O seu sabor também é bem diferente. O Dia de São Martinho lembra os dias das festas juninas do nordeste brasileiro. Talvez por causa da fumaça dos fogareiros, do céu nublado e do clima mais frio. Aquele cenário típico dos dias de junho com fogueira queimando, comidas deliciosas, temperatura amena e um bom forró para ninguém ficar parado.

Para quem não conhece a história de São Martinho, segue um resumo que encontrei no site da Câmara Municipal de Mirandela (www.cm-mirandela.pt).

“A história de São Martinho

Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.

Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.

Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.

Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours”.

O último aceno do Senhor do Adeus

Um gesto tão simples deu fama a um homem que queria levar um pouco de alegria para as pessoas. João Manuel Serra, conhecido como o Senhor do Adeus, faleceu nesta quarta-feira (10), aos 79 anos, em Lisboa. Tinha o hábito de acenar diariamente para as pessoas que passavam na zona do Restelo e do Saldanha. Recebia em troca sorrisos, buzinadas e acenos.

José Manuel Serra era apaixonado por cinema e postava suas impressões sobre o assunto no seu blog (http://senhordoadeus.blogs.sapo.pt). Sua última postagem, publicada ontem, foi sobre o filme A Rede Social e, curiosamente, despediu-se dos leitores assim:
“Boa noite para todos e até à próxima... e ainda é cedo, mas desejo um feliz Natal a todos e estejam todos muito felizes”.

Eu não tive o privilégio de receber um tchauzinho do Senhor do Adeus. Ironicamente só soube de sua existência hoje ao ler a notícia da sua morte. Que ele esteja em paz!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A bela Nazaré


Fotografia: Patrícia Brederode

O município da Nazaré está situado a cerca de uma hora da capital de Portugal, Lisboa, e a duas horas do Porto.

Lisboa ganha base aérea da EasyJet

A capital portuguesa foi escolhida, entre outras cidades candidatas, para receber a nova base da companhia área low cost EasyJet, que investirá mais de 300 milhões de euros neste projeto.

A nova base da transportadora aérea britânica começará a funcionar no Aeroporto Internacional de Lisboa a partir do inverno de 2011 e serão ainda criadas dez novas rotas de ligação para Lisboa, que se juntam às outras operadas pela companhia.

Com este investimento na capital lusa, a EasyJet prevê aumentar, em um milhão por ano, o número de passageiros transportados nas rotas de e para Lisboa, um destino que ficará ligado às restantes 19 bases europeias da companhia.

A EasyJet opera desde 1999 em Portugal, onde transporta anualmente mais de 3.4 milhões de passageiros. Nas suas mais de 400 rotas internacionais, envolvendo 114 aeroportos e 27 países, a companhia transporta cerca de 45 milhões de passageiros.
Fonte: www.visitlisboa.com

Portugal presente no Wines of the World


Os enófilos vão adorar esta notícia. A Licínio Dias Importação realiza, nesta quarta-feira (10), a Wines of the World (WOW) no restaurante La Cuisine, no Recife. Participam da prova de vinhos expositores de Portugal, Espanha, Itália, Chile e Argentina. Os produtores portugueses respondem por 20 das 36 vinícolas presentes no evento. O ingresso custa R$ 100,00 com direito a 20% de desconto no valor de tabela para as compras de qualquer vinho das marcas presentes, sem limite de quantidade.

Serviço:
Wines of the World
Quarta-feira 10/11
Restaurante La Cuisine - JCPM Trade Center, a partir das 17h
Entrada: R$ 100,00
Vendas nas unidades da Casa dos Frio da Avenida Rui Barbosa e de Boa Viagem
Informações: 3221.7277 / 9602.0887

Vinícolas participantes da WOW:
1. Luis Duarte Vinhos – Alentejo (Portugal)
2. Herdade dos Grous – Alentejo (Portugal)
3. Rubrica – Alentejo (Portugal)
4. Carrapatelo- Alentejo (Portugal)
5. Herdade do esporão – Alentejo (Portugal)
6. Quinta do Crasto – Douro (Portugal)
7. Bacalhôa Vinhos de Portugal – Península de Setúbal, Moscatel de Setúbal Alentejo e Lisboa (Portugal)
8. Ramos Pinto – Douro (Portugal)
9. Quinta do Mouro – Alentejo (Portugal)
10. Manuel Dinis Jesus Patrão – Bairrada – (Portugal) (Vinho: Vadio)
11. Porto Carro – Alentejo (Portugal)
12. Casa Amarela – Douro (Portugal)
13. Aliança Vinhos de Portugal – Dão (Portugal)
14. Herdade da Malhadinha Nova – Alentejo (Portugal)
15. Vinhas de Priscos – Vinho Verde (Portugal)
16. D+D Dribk & Dreams – Douro (Portugal) – Vinho: D+D
17. Bodegas Muga - Rioja (Espanha)18. Emilio Moro – Ribeira del Duero (Espanha)
19. Cepa 21 - Ribeira del Duero (Espanha)20. Sitios de Bodega – Rueda (Espanha) –Vinho: Palacio de Menade
21. Terna Bodegas – Rueda e Toro (Espanha) – Vinho: Morfeo
22. Menícias D2 – Bierzo (Espanha) – Vinho: Ambos
23. Bodegas Terras Gaudas – Rias Baixas (Espanha)
24. Il Borro – Toscana (Itália)
25. Maculan – Vêneto (Itália)
26. Tenuta Rocca – Piemonte (Itália)
27. Ruffino – Toscana (Itália)
28. Vila Spinosa – Vêneto (Itália)29. Viña Tarapacá – Maipo (Chile) e Mendonza (Argentina)
30. Viña Mar – Casablanca (Chile)
31. Tamari – Mendonza (Argentina)
32. Alta Vista – Mendonza (Argentina)
33. Murganheira – Beiras (Portugal)
34. Dow´s Port – Douro – (Portugal)
35. Companhia das Quintas - Licor: Amarguinha – (Portugal)
36. J. Carranca Redondo - Licor: Beirão – (Portugal).

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A gente é que vai passando

No caminho para Évora, cidade no Alentejo de Portugal, escutávamos no carro o cd Fados by Carlos Saura. Meu irmão Nelsinho, que é músico, ficou encantado com a letra de “Vida Vivida”, interpretada pela fadista portuguesa Argentina Santos.

Considerada uma das últimas divas do fado castiço, Argentina Santos nasceu na Mouraria, Lisboa, em 1926. É proprietária do restaurante A Parreirinha de Alfama que ela fundou em 1950 e onde canta até hoje, junto com outros artistas, para os clientes da casa. Eu já fui três vezes ao Parreirinha de Alfama e pretendo voltar umas outras mil.

Vida Vivida

Volta atrás vida vivida
Para eu tornar a ver
Aquela vida perdida
Que nunca soube viver

Voltar de novo quem dera
A tal tempo, que saudade
Volta sempre a primavera
Só não volta a mocidade

A vida começa cedo
Mas assim que ela começa
Começamos por ter medo
Que ela se acabe depressa

O tempo vai-se passando
E a gente vai-se iludindo
Ora rindo ora chorando
Ora chorando ora rindo

Meu Deus, como o tempo passa
Dizemos de quando em quando
Afinal, o tempo fica
A gente é que vai passando

Escute aqui "Vida Vivida" na voz de Argentina Santos:
http://www.youtube.com/watch?v=eTfFin8Bvo8

Chico Buarque vence Prêmio Portugal Telecom

O romance "Leite Derramado", do escritor e compositor Chico Buarque, venceu a oitava edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, entregue ontem (8) em cerimônia realizada em São Paulo, Brasil. O segundo e o terceiro lugares, ficaram respectivamente com os brasileiros Rodrigo Lacerda (Outra Vida) e Armando Freitas Filho (Lar).
Quarto romance de Chico Buarque, "Leite Derramado" conta a história de uma pessoa com mais de 100 anos, presa a um leito de hospital, de onde relata, a quem quiser ouvir, a história da sua vida.

O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, criado em 2003, começou como um contributo para a divulgação da literatura brasileira. Desde 2007, oferece prêmios para obras literárias de escritores de língua portuguesa (independentemente da sua nacionalidade), desde que tenham sido publicadas no Brasil.

Com informações da Embaixada de Portugal no Brasil

Panorama Brasil - Portugal em Movimento

Mostra de arte digital / virtual
Exposição coletiva de artistas portugueses e brasileiros
Período: 09 a 30 de novembro
Local: Casa do Brasil de Lisboa
Rua Luz Soriano, 42, Bairro Alto, Lisboa
Consulte o programa aqui:
http://panoramabrasilmovimento.blogspot.com

sábado, 6 de novembro de 2010

IV Festlatino‏

Eleita a capital da neolatinidade, a cidade do Recife, capital de Pernambuco, recebe de 8 a 12 de novembro a 4ª edição do Movimento Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas (Festlatino) 2010. Este ano, o congresso homenageia o escritor angolano José Eduardo Agualusa.

No encontro, estarão presentes escritores, professores, artistas e representantes culturais de países europeus e da América Latina, como Espanha, Portugal, Itália, Venezuela e Argentina. O tema do evento será: “Diálogo Cultural e os Desafios da Intercompreensão: África, América Latina e Europa”.

Entre as línguas neolatinas presentes no Festlatino contam-se o português, o francês, o italiano, o espanhol, o galego, o catalão, o romeno, o romanche, o ladino, o sardo e o provençal. O festival inclui colóquios, seminários, exposições e espetáculos do patrimônio latino.

O Festlatino pretende ampliar os vínculos entre os países europeus de línguas neolatinas, os países ibéricos, a América Latina os Estados membros do MERCOSUL e da Comunidade dos Países de Língua :portuguesa - CPLP e os países africanos de línguas latinas. Mário Soares, ex-presidente de Portugal, é presidente de Honra do Movimento Festlatino.

Festlatino
Recife - Brasil - 8 a 12 de novembro/2010
Mais informações no site http://www.festlatino.com
Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil

Já está na hora de você descobrir Portugal

Uma série de personalidades brasileiras do mundo da mídia, da gastronomia, da cultura e das artes participam da nova campanha de imagem promovida no Brasil pelo Turismo de Portugal.

No vídeo "Já está na hora de você descobrir Portugal!", Fafá de Belém, Hebe Camargo, Edu Gudes, Rodrigo Ruas, Olivier Anquier, Olga Bongiovanni, Padre Antônio Maria, Gugu Liberato, Ana Paula Padrão e Maurício Kubrusly destacam diferentes aspectos do país, como a harmoniosa relação entre modernidade e tradição, paisagens deslumbrantes, ótima gastronomia e várias opções de lazer.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pra onde ir?

Hoje é sexta-feira. O que você vai fazer no fim de semana? Não programou nada? Brunna Melo dá uma dica maravilhosa de onde pesquisar bons agitos e diversão em terras pernambucanas. Eu, do outro lado desta ponte Pernambuco-Portugal, pretendo levar a minha mãe para conhecer o Museu do Azulejo, em Lisboa.

Por Brunna Melo

PraOndeIr (http://praondeir-pe.blogspot.com ) divulga todos os tipos de eventos do estado de Pernambuco. O blog veicula informações sobre filmes em cartaz nos cinemas, peças de teatros, palestras, exposições de arte, shows, festas, bares, restaurantes e muito mais. É uma agenda semanal simplificada que disponibiliza diversas sugestões de cultura e lazer para que cada pessoa possa montar a sua semana de acordo com seus gostos e tempo disponível.

Brunna Melo é estudante do 4º período do curso de Jornalismo da AESO - Faculdades Integradas Barros Melo e sócia do grupo Praondeir-PE.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Alguns pratos típicos das Províncias (regiões) de Portugal/ Rota de sabores portugueses


Por Maria do Céu Carvalho Dias

Como já referi num texto anterior, Portugal é pequenino, mas apresenta variedades alimentares interessantes. Por pedido de um comentador (Fernando Nascimento), vou fazer uma lista de pratos relativa a cada província. Mais uma vez vão ficar de fora as deliciosas sobremesas. Baseei-me no livro de Maria de Lurdes Modesto já referido anteriormente. A descrição é acompanhada de um mapa de Portugal:

- Entre Douro e Minho (1,2) – Caldo Verde. Bacalhau assado na brasa, no forno, à lagareiro, à Zé do Pipo; Lampreia (só no inverno) à moda do Minho, à bordalesa, arroz de lampreia; Pescada à poveiro. Cozido; Rojões à moda do Minho; Cabidela de miúdos; Tripas à moda do Porto; Sarrabulho (bocadinhos de porco, fígado, tripas guisado com o sangue e arroz).

- Trás-os-Montes e Alto Douro (3) – Sopa de alheiras. Trutas; Cabidela de galinha (feita com o sangue da galinha); Perdiz com molho vilão; Cabrito assado; Cozido à portuguesa; Alheiras; Carne de porco com castanhas; Feijoada à transmontana; Bucho de porco com arroz.

- Beira Litoral (4) – Sopa seca. Caldeirada de enguias; Bacalhau assado com broa; Sardinhas na telha; Arroz de polvo. Leitão (porco pequenino) assado à moda da Bairrada; Orelheira com feijão branco; Chanfana (com carneiro ou cabrito) à moda de Coimbra.

- Beira Alta (5) – Carolos (sopa de milho, toucinho e chouriço). Lampreia; Trutas; Bacalhau assado com batatas a murro. Arroz de carqueja (arbusto da Serra); Coelho à capitão-mor; Leitão à moda da Beira Alta; Cabrito assado; Morcelas da Guarda.

- Beira Baixa (6) – Pastéis (com recheio de carne) de molho da Covilhã. Bacalhau no forno; Trutas de escabeche (molho de vinagre). Perdizes fritas; Panela do forno (arroz de carnes e enchidos variados); Cabrito ou borrego (cordeiro, filho da ovelha) assado.

- Ribatejo (7) – Sopa da Pedra (contém tudo menos pedra). Açorda de sável; Caldeirada à fragateira (essencialmente com peixe do rio); Sável ou Fataça na telha. Cabrito assado ou frito; Chispe com feijão branco; Favas com chouriço.

- Estremadura (8) – É uma região de Portugal onde impera uma grande variedade de Petiscos: Caracóis, Ovos verdes, Pataniscas de bacalhau, Peixinhos da horta (fritos de feijão verde), Salada de feijão-frade, ou pequeno, ou verde, etc., etc. Caldeirada de peixe; Sopa rica de peixes; Amêijoas à Bulhão Pato; Lagosta suada; Santola ou Sapateira recheada; Bacalhau à Brás; Sardinhas assadas na brasa; Açorda de marisco. Coelho à caçador; Frango na púcara; Bifes de cebolada; Cozido à portuguesa; Feijoada à portuguesa; Ervilhas ou Favas com ovos escalfados. Enchidos: morcelas, farinheiras, chouriços ou linguiças.

- Alentejo, Alto e Baixo (9) – Sopas frias: Gaspacho à alentejana; Gaspacho (com tomate); Açorda à alentejana; Sopa de tomate. Bacalhau albardado. Migas à alentejana; Coelho em vinho-d’alho; Empadas de galinha; Cabrito assado; Ensopado de borrego (cordeiro aos bocados, temperado com sal, pimentão doce e coentros, cozido em bastante água com batatas, cebolas. Come-se colocando-o por cima de fatias de pão); Lombo de porco com amêijoas; Pezinhos de porco de coentrada; Sarapatel (de cabrito ou borrego), Enchidos variados e deliciosos.

- Algarve (10) – Petiscos: Amêijoas na cataplana, Azeitonas de sal, Choquinhos com tinta. Sopa de cabeça de peixe; Sopa de pão com tomate. Papas de milho com sardinha ou com torresmos. Caldeirada; Bifes de atum; Lulas recheadas; Arroz de polvo; Cozido de grão; Favas à algarvia.

- A umas duas horas de avião ficam as ilhas portuguesas, Madeira e Açores que, para além de paisagens lindíssimas, têm também uma alimentação que vale a pena experimentar. Madeira: Sopa de Moganga (abóbora); Açorda madeirense; Inhame cozido; Milho cozido ou frito. Atum assado ou de escabeche; Bifes de atum; Espada de vinha-d’alhos (peixe espada preto). Carne de vinha-d’alhos; Espetada de carnes. Frutas variadas. Açores: Sopa azeda; Sopa do Espírito Santo (tem muita carne, legumes, pão). Garoupa recheada; Arroz de lapas; Polvo guisado. Alcatra; Cozido da Lagoa das Furnas (1); Toucinho fumado.

As sobremesas portuguesas são tantas e tão variadas que ficam para outra oportunidade.

(1) Ver neste blogue

Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Feriados

Esta segunda-feira, 1º de novembro, é feriado nacional em Portugal em comemoração do Dia de Todos-os-Santos.

Já no Brasil o feriado é amanhã, terça-feira (2), quando o país celebra o Dia de Finados.

A primeira mulher presidente do Brasil


Ontem (31), Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil com 56,05% dos votos válidos.

Economista, ex-ministra de Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Vana Rousseff Linhares, 62 anos, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Vai assumir a Presidência da República Federativa do Brasil no dia 1º de janeiro de 2011.

Daqui, do outro lado do Atlântico, desejo à nova presidente muita saúde e sabedoria para conduzir da melhor forma o nosso querido país. Que seu governo contribua para o Brasil ser o país que todos nós brasileiros desejamos e merecemos.