A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Oh Linda!


Fotografia: Carlos Bayma*
Vista  de Olinda, Pernambuco
 
* Carlos Bayma é médico em Urologia e Psicossomática, fotógrafo amador e músico (baterista). Autor do Blog 'Dr. Bayma - Medicina e Saúde na linguagem que você entende' http://www.drbayma.com. Outras fotografias do autor em: http://carlosbayma-fotografias.blogspot.com/

Bazar de Natal na Casa do Brasil de Lisboa


A Casa do Brasil de Lisboa e Mameluco Produções convidam para o 1º Bazar de Natal que será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, das 16h às 22h. Participem!

1º Bazar de Natal
Casa do Brasil de Lisboa, rua Luz Soriano, 42
Telefone: 213 400 000
Mais informações sobre o evento no site da Casa do Brasil: http://www.casadobrasil.info/

Embaixada do Brasil em Lisboa no Facebook

A Embaixada do Brasil em Lisboa abriu sua página no Facebook. Agora é possível acompanhar   notícias de interesse do público brasileiro e português na rede social. Para isso basta  visitar o site https://www.facebook.com/#!/pages/Embaixada-do-Brasil-em-Portugal/184333941648707  e clicar no botão “Curtir” (“Like”).
Para acessar o “website” oficial da Embaixada, visite o endereço http://lisboa.itamaraty.gov.br/ .

Pernambucano é destaque na revista O Brasileirinho

O pernambucano Alexandre de Lima, que reside em Portugal há alguns anos, é o destaque da seção “Nós Brasileiros” na edição deste mês da revista O Brasileirinho.  Para ler a matéria, acesse: http://www.revistaobrasileirinho.com/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Portuguesa Promovalor lança hotel em Pernambuco


A empresa portuguesa Promovalor, que detém a promotora imobiliária Inland, irá lançar na próxima sexta-feira (9) a primeira pedra do primeiro hotel de cinco estrelas do empreendimento Reserva do Paiva, em Pernambuco.

A iniciativa contará com a presença do governador pernambucano, Eduardo Campos, e representantes da Odebrecht Realizações Imobiliárias. Na ocasião será conhecida a bandeira de padrão internacional que vai gerir o hotel.

Esta primeira aposta do grupo Promovalor no Brasil, em parceria com a Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), representa um investimento de cerca de 200 milhões de euros.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Artes Minhas


Agradeço e divulgo aqui o convite enviado pelo  Centro de Actividades Sociais de Miratejo (CASM)  para a exposição de trabalhos de Venâncio Rosa (pintura) e de Ramires Bonito (cestaria). A mostra estará patente ao público de 5 a 31 de dezembro de 2011 na Sala de Exposições Dr.ª Irene Aleixo, de 2ª a 6ª feira das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 e aos sábados, domingos e feriados das 11h às 13h e das 15h às 18h.

Exposição Presépios Tradicionais da Nazaré


“Presépios Tradicionais da Nazaré” é o título da próxima exposição do Centro Cultural (antiga lota). A mostra, organizada pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré (Portugal), em colaboração com a Câmara Municipal , estará patente de 11 de dezembro a 8 de janeiro.

A exposição pretende mostrar a evolução das representações do nascimento de Jesus, desde os presépios tradicionais de barro, com as personagens nucleares (Maria e José em adoração ao Menino), aos presépios atuais, mais complexos e encenados.

A zona central da exposição será dominada por um presépio “nazareno”, em que as figuras envergarão os trajes tradicionais locais e o cenário do nascimento de Jesus será, em vez de um estábulo, uma embarcação de pesca típica. A entrada para a exposição “presépios Tradicionais da Nazaré” é gratuita.

Notícia sugerida por Fernando Barqueiro

Autos de Natal no ‘Viva o Recife Antigo’

Estreia no “Viva o Recife Antigo” desta semana uma programação natalina para a família com Autos de Natal, pastoris e corais infantis entre outras atrações, na Praça do Arsenal . O projeto ‘Viva o Recife Antigo’ tem duração de dez meses, com programação até maio de 2012.

Confira as atrações para esta semana:
DIA 8(quinta-feira)
20 h – Apresentação de Dança de Salão com Andréa Carvalho e convidados
21h - Los Cubanos
22h – Banda Metade com Michelle Melo

DIA 09 (sexta-feira)
20h - Banda Vinil
21h30 - Banda Caetano
22h30 - Banda Sir Rossi

DIA 10 (sábado)
20h - Mangagá
21h30 - Madeira Delay
22h30 - Patusco

DIA 11 (domingo)
Das 16h às 18h
Autos de Natal
Pastoris
Corais Infantis

Fonte: Secretaria de Turismo do Recife

sábado, 3 de dezembro de 2011

Farol de Olinda


Fotografia: Carlos Bayma*

"Olinda é só para os olhos,
Não se apalpa, é só desejo.
Ninguém diz: é lá que eu moro
Diz somente: é lá que eu vejo".

Carlos Pena Filho

 
* Carlos Bayma é médico em Urologia e Psicossomática, fotógrafo amador e músico (baterista). Autor do Blog 'Dr. Bayma - Medicina e Saúde na linguagem que você entende' http://www.drbayma.com. Outras fotografias do autor em: http://carlosbayma-fotografias.blogspot.com/

TAP eleita a melhor companhia aérea da Europa

A TAP foi eleita pela revista Global Traveler como a melhor companhia aérea da Europa. A empresa porrtuguesa foi ainda premiada pelo Melhor vinho tinto servido em Classe Executiva Internacional.

A distinção foi feita de acordo com os resultados de inquéritos realizados a 36 mil passageiros frequentes e executivos, que fazem em média 16 viagens internacionais e 15 domésticas por ano.

A Global Traveler é uma revista norte-americana de turismo e realizou o inquérito intitulado "GT Tested Reader Syrvey" entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano.

"Mistérios de Lisboa" nomeado para três Golden Satellite Awards


O filme "Mistérios de Lisboa", baseado na obra de Camilo Castelo Branco, foi nomeado para três Golden Satellite Awards, um dos quais na categoria de Melhor Filme Estrangeiro da Internacional Press Academy dos Estados Unidos.

O realizador de "Mistérios de Lisboa", Raul Ruíz (falecido em agosto deste ano) foi também distinguido, esta semana a título póstumo, com um prêmio do Circulo de Críticos de Nova Iorque, que elegeu os melhores do cinema de 2011.

O filme estreou nos cinemas portugueses em outubro no passado e  também foi exibido na televisão, numa série de seis episódios divulgados pela RTP. Além do filme, foi também indicada Isabel Branco para duas categorias: de melhor direção artística e de melhor guarda-roupa.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Festival de Teatro de Igarassu


O terceiro Festival de Teatro de Igarassu, município da Região Metropolitana do Recife, é promovido pelo Grupo Teatral Ariano Suassuna e começa nesta quinta-feira (1º) com apresentação da comédia A arte de ser ator na obra de Shakespeare, a partir das 20h. Os atores Ivaldo Cunha Filho e Tomáz Aquino mesclam a história teatral de Shakespeare a reflexões humoradas sobre as artes cênicas. A história começa quando um professor convida o ator Wagner Moura para interpretar trechos de peças do dramaturgo inglês. Por um imprevisto, ele é substituído por um ator local, criando situações inusitadas. O festival segue até o dia 5 deste mês.

Confira a programação completa do Festig:

Quinta-feira
19h - Abertura oficial e lançamento dos livros "História de Uma Viagem Para se Encantar", peça infanto-juvenil de Alexsandro Silva, e "A História de Luta da Classe Trabalhadora Pela Conquista de Seus Direitos"
20h - Espetáculo adulto: A Arte de Ser Ator na Obra de Shakespeare (Marketing Eventos Culturais - Recife)

Sexta-feira
16h - Espetáculo infantil: O Urubu Cor de Rosa (Grupo Scenas - Olinda)
18h30 - Leitura dramatizada: Maria Bonita (Grupo Teatral Ariano Suassuna - Igarassu)
20h - Espetáculo adulto: Nó de 4 (Cia. de Teatro Popular de Camaragibe - Camaragibe)

Sábado
10h - Espetáculo infantil: O Menino Catador de Histórias (Grupo Sala Verde - PB)
16h - Espetáculo infantil: Uma Canção Para as Estrelas (Cia. Atos de Teatro - Vitória de Santo Antão)
20h - Espetáculo adulto: Comediano - A Comédia do Cotidiano (Cia. Magros Em Cena - Camaragibe)

Domingo
16h - Espetáculo infanto-juvenil: Retrato de Família (Grupo Teatral Se Der Certo Continua - Recife)
18h - Espetáculo adulto: Pólo Marginal (Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel - Recife)
20h - Espetáculo adulto: Os Pintados em: Romeu e Julieta (Grupo NAJA - Núcleo Artes de Jaboatão - Jaboatão dos Guararapes)

Segunda-feira
16h - Espetáculo infanto-juvenil: À Céu Aberto Circo Pano de Roda Lona Estrelada Boca Calada (Cia. 2 Em Cena - Recife)
20h - Espetáculo adulto: 1 Torto (Grupo Magiluth - Recife)

Serviço:
3º Festival de Teatro de Igarassu - Festig
De 1º a 5 de dezembro de 2011
Centro de Artes e Cultura Poeta Manoel Bandeira
Av. Joaquim Nabuco, s/n, centro de Igarassu
Ingressos para os espetáculos: R$ 2
Outras informações: http://www.festig.blogspot.com/