A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Estado vai ganhar três novas áreas de proteção

Secretaria de Meio Ambiente quer resguardar 35 mil hectares em três municípios da Mata Norte (Sema/Divulgação)
Secretaria de Meio Ambiente quer resguardar 35 mil hectares em três municípios da Mata Norte


A região da Mata Norte de Pernambuco ganhará mais três reservas florestais de mata atlântica até o fim de fevereiro. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apresentou ontem, em Timbaúba, os projetos para estabelecer as zonas de preservação no próprio município e também em São Vicente Férrer e em Macaparana.

Juntas, as reservas vão cobrir uma área de 35 mil hectares, formada pela Serra do Mascarenhas (30 mil hectares), e pelas matas do Siriji e Água Azul, que, juntas, representam os outros cinco mil hectares. Até o fim do ano, a Semas pretende totalizar 81 reservas florestais no estado, com um investimento de R$ 218 milhões.

O projetos foram apresentados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana (COBH - Goiana), mas há outras etapas a serem cumpridas antes da criação das reservas. A secretaria terá que submeter o projeto a audiências públicas que serão realizadas nas próprias cidades onde se localizam as áreas. Em seguida, será feita uma reunião com o Conselho Estadual de Meio Ambiente, que acontecerá no dia 14 de fevereiro. Se for aceita, a proposta seguirá para que o governador Eduardo Campos assine um decreto.

As áreas devem se enquadrar em duas categorias de unidades de conservação. Uma delas, a Área de Proteção Ambiental (APA), diz respeito aos locais de preservação em que já existe ocupação humana e atividades econômicas. A outra, chamada de Refúgio de Vida Silvestre, trata de lugares que tiveram pouco ou nenhum contato com a atividade humana. Sendo assim, será criada a APA Serra do Mascarenhas, que englobará as matas do Siriji e Água Azul, ambas refúgios de vida silvestre, com fiscalização mais intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário