Começa nesta sexta-feira (24) e segue até domingo (26) a 2ª Mostra da Culinária de Terreiro de Pernambuco no Museu da Abolição, centro de referência da cultura afro-brasileira no Estado. No evento, o público vai ter a oportunidade de degustar gratuitamente as iguarias servidas nas Casas de Candomblé durante os rituais da religião.
Além de saborear as receitas, os visitantes vão receber informações sobre a história e o significado religioso dos pratos. Entre as receitas que integram a mostra estão algumas bem conhecidas dos pernambucanos, como o Acarajé e o Vatapá, mas a maior parte dos pratos costuma ser restrita aos frequentadores das Casas de Candomblé, a exemplo do Padê (farinha de mandioca, cebola), do frango para Exu na Nação Xambá (frango, azeite de dendê e cebolinho) e do Ekurú (feijão macaça, azeite de dendê, camarão e cebola).
A 2ª Mostra da Culinária de Terreiro de Pernambuco acontece das 19h às 21h no dia 24, e das 16h às 21h nos dias 25 e 26. O Museu da Abolição fica na Rua Benfica, 1150, na Madalena. A entrada é gratuita.
Programação artística do evento:
Dia 24/09 (sexta-feira)19h - Abertura com apresentação de ritual de cânticos sagrados entoados nas línguas africanas das nações Xumbá, Iorubá e Bantu, com percussão de ilus (atabaques), abês e agogôs.
Dia 25/09 (sábado)18h - Apresentação do grupo de afoxé Povo de Ogunté, remanescentes de Pai Adão, considerado a maior personalidade do Xangô no Recife.
Dia 26/09 (domingo)18h - Apresentação do maracatu mirim "Raízes de Pai Adão", formado por tataranetos de Pai Adão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário