*Por Eudes Pereira - jornalista do Capibaribe
Já estive em Lisboa em cinco oportunidades, desde 1992. Toda vez que revejo esta maravilhosa cidade, descubro algo de novo. A cada visita ela vai revelando um pouco dos seus encantos.
Na primeira vez, estava a caminho da Holanda e não tive muito tempo para ver a cidade. Foi só um "sight-seeing". Em 2001 fiz o roteiro que todo iniciante faz: Avenida da Liberdade, com o monumento ao Marquês do Pombal dominando a paisagem; Monumento aos Descobridores, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Pastéis de Belém e Castelo São Jorge. Nas viagens seguintes já me sentia "em casa", explorando a cidade com maior desenvoltura. Destaco o passeio de bondinho até o Rossio e bairros como Chiado, Alfama e a Baixa.O moderno Parque das Nações, onde aconteceu a Expo 98 também merece uma visita. Ah, um passeio pelo rio Tejo também é sensacional. E os arredores? Lugares muito belos, como Cascais, Sintra, Palmela com seu castelo... Fui a Montijo, no Alantejo, de barco e voltei de ônibus pela ponte Vasco da Gama, que tem quase 20Km de extensão;
Mas Lisboa não é só para os olhos. É para todos os sentidos. O cheiro que vem do mar, o sabor da ótima cozinha portuguesa e o som que sai das casas de fado a tornam uma cidade inesquecível, daquelas que você sempre tem vontade de voltar.
* Eudes Pereira é Diretor de Redação do Jornal Grande Recife.
Seguidor do blog, Eudes é um amigo muito querido que eu conheci em 1997, quando comecei a trabalhar na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Igarassu. Em agosto de 2008, tive a alegria de recebê-lo para jantar aqui em casa, junto com Daniela e José Américo, jornalistas do Grande Recife e também meus amigos do coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário