A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Rabanada


A rabanada é um doce de origem portuguesa. A iguaria chegou ao Brasil na época da colonização onde recebeu outros nomes como "fatia dourada", "fatia de parida" ou "fatia parida", porque dá sustança à mulher depois do parto (como explica Gilberto Freyre no livro "Açúcar"). Na Região Nordeste do Brasil, a receita original foi alterada, trocando-se o leite de vaca por leite de coco.
Rabanada:
Ingredientes: pão francês ou cacetinho dormido, ovos, açúcar, canela em pó, leite de coco (ou de vaca) e óleo para fritar.
Preparo: corte o pão em fatias grossas. Bata bem os ovos. Mergulhe cada fatia de pão no leite de coco, deixe embeber e escorra o excesso, colocando-as numa peneira. Logo em seguida, passe as fatias na mistura de ovos batidos, escorra e frite-as no óleo não muito quente. Deixe dourar por igual e depois coloque sobre papel absorvente. Polvilhe com o açúcar e canela.
Esta receita eu aprendi com a minha mãe que não gosta de leite de vaca

3 comentários:

  1. Vou fazer essa receita também. Na minha casa costumamos comer no Natal... uma delícia...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa ideia de postar receitas... quero aprender as mais gostosas daí viu??? beijos

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer, tiro foto e te mando o resultado. Pode colocar mais. Uma vez comi um bacalhau ao azeite, ervas e "batatas ao murro" com um amigo português que adorei. Se achar, publica ela. Beijão.

    ResponderExcluir