A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Richard Zenith é o vencedor do Prêmio Pessoa 2012

O tradutor e investigador Richard Zenith é o vencedor do Prêmio Pessoa 2012. O anúncio foi feito esta sexta-feira,(14) por Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri, composto por Faria de Oliveira, Mário Soares, António Barreto, entre outras personalidades. 

Norte-americano radicado em Portugal, Zenith é  escritor, tradutor e crítico literário, tendo traduzido para inglês obras de autores como Sophia de Mello Breyner, António Lobo Antunes, Antero de Quental e, sobretudo, Fernando Pessoa. Natural de Washington e licenciado em Letras na Universidade da Virginia, viveu na Colombia, no Brasil e em França antes de se mudar para Lisboa, em 1987.

Além do Prêmio Pessoa, foi distinguido, em 1999,  com o Pen Award para a tradução de poesia, pela obra “Fernando Pessoa & Co. – Selected Poems”, ou com o prémio de Tradução da Fundação Calouste Gulbenkian, por “The Book of Disquiet” (“O Livro do Desassossego”), em 2002,  entre outros.

O Prêmio Pessoa, no valor de 60 mil euros e resultante de uma iniciativa conjunta do jornal Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, é atribuído a personalidades que produzam uma atividade ou sejam protagonistas de “intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país”.

Fonte:www.ioline.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário