A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CNN considera Lisboa a cidade mais cool da Europa

Fotografia: Fabiana Chaves*

A toda poderosa cadeia de televisão norte- -americana CNN considerou Lisboa a cidade mais cool da Europa, elogiando a sua atmosfera, charme, excelente comida e vida nocturna, realçando que este é um destino ainda ignorado pela esmagadora maioria dos operadores turísticos. 

Num artigo ontem publicado no seu site, a CNN começa por dizer que, para quem pensa que Madrid é uma cidade noctívaga, tente sair uma noite em Lisboa, onde existe uma série de bares e discotecas ao longo do rio Tejo, cada um melhor que o outro. 

Passagem obrigatória para a jornalista Fiona Dunlop é o Bairro Alto, onde refere os mais de 250 bares em ruas repletas de animação e recheadas de grafites. A Pensão do Amor tem uma chamada especial, com direito a morada, número de telefone e ainda a descrição dos cocktails, do ambiente erótico e da música escolhida a dedo. O Lux do ex-Frágil Manuel Reis, frente à estação de Santa Apolónia, também tem um destaque especial: é considerado o Rei da noite de Lisboa. 

A cozinha é outra das razões apontadas pela CNN para justificar uma visita à capital. Do bacalhau aos frutos do mar, em pratos modernos e sofisticados, onde José Avillez aparece como estrela da companhia, a par dos pastéis de Belém e das bifanas, vendidas um pouco por toda a cidade. 

A ironia é outra das atrações apontada pela jornalista norte-americana, em particular a que ressurgiu com a austeridade dos últimos anos e que faz com que a imagem dos portugueses seja a de um povo espirituoso, mesmo em tempos difíceis. 

A arte também não escapou ao olhar de Fiona, que destaca a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Berardo, o museu de Arte Antiga e o museu do Oriente como paragens obrigatórias. Siza Vieira e a gare do Oriente integram o roteiro que ainda destaca como um must a calçada portuguesa, capaz de acabar com o tédio de qualquer estrangeiro que se aventure a calcorrear os passeios em paralelepípedos, orgulhosamente herdados do terramoto de 1755. 

Fonte: Jornal I

* Fabiana Chaves é advogada pernambucana que não perde tempo em registrar as belezas de Lisboa, onde reside atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário