A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Pernambucano Antonio Nóbrega faz aula-espetáculo em Portugal


Antonio Nóbrega, músico, dançarino, ator e cantautor brasileiro, volta a Portugal com seu novo espetáculo, Mátria, uma outra linha de tempo cultural.

Nele, Nóbrega, estudioso das manifestações culturais brasileiras e de suas origens ibéricas, africanas e indígenas, apresentará canções, danças e peças instrumentais entremeadas por considerações sobre uma linha de tempo cultural brasileira de extração popular. As peças que o compõem vão desde a tradição oral a compositores consagrados como Nelson Cavaquinho e Dorival Caymmi, além de canções de autoria do próprio Antonio Nóbrega, e peças coreográficas.

Trata-se, em resumo, de homenagem à língua portuguesa, Mátria de quase 250 milhões de seres humanos em quatro continentes, e daquilo que ela representa em termos culturais.

Nas palavras de Antonio Nóbrega, esta “aula-espetáculo, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo, procura harmonizar o discurso com a performance, o conceito com a emoção. Ou seja o próprio conteúdo da aula-espetáculo se traduz também na maneira como esse conteúdo é apresentado.

Dentro desse contexto, esse jogo de polaridades se associa a duas vertentes civilizatórias: uma de tessitura prevalentemente masculina (o discurso, o conceito), e outra de prevalência feminina (o sensível, o emocional). Nesse jogo das polaridades, o sistema mundo em que vivemos é predominantemente de tessitura masculina, daí a necessidade de levarmos em conta os valores e conteúdos presentes numa outra linha de tempo cultural, onde os valores do princípio feminino são mais operantes.

Mas não se trata de sobrepor o princípio feminino ao masculino, mas sim de buscarmos o equilíbrio entre ambos, incorporando à nossa sociedade contemporânea o melhor das duas tradições em vista de um futuro esperançoso para a humanidade e para o planeta Terra”.

Serviço:
Mátria -  uma outra linha de tempo cultural
Antonio Nóbrega - texto, voz, violino, bandolim e violão
Quarta-feira (02), 21h30
Auditório do Centro Cultural Malaposta, Odivelas
Entrada livre/75 minutos/M/16
Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário