A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ano de Portugal no Brasil e Câmara Brasil Portugal de Pernambuco promovem encontro para reforçar as relações empresariais entre os dois países



Matéria  sugerida por Eudes Pereira*
 
 
Será realizado, nesta quinta-feira (22), em Recife, o Encontro Empresarial Brasil Portugal. O evento será promovido pelo Ano de Porugal no Brasil e pela Câmara Brasil Portugal de Pernambuco, com o objetivo de reforçar as relações comerciais entre investidores portugueses e do Nordeste. O encontro também celebrará os 100 anos da Câmara Brasil-Portugal de Pernambuco, com um jantar comemorativo.
 
Estarão presentes no evento o Governador do Estado de Pernambuco em Exercício, João Lyra Neto, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, o Secretário do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Feliciano Barreiras Duarte, do Comissário-Geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, do presidente da Câmara Brasil-Portugal de Pernambuco, Armênio Ferreira Diogo, e do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Raul Araújo Penna, entre outras autoridades.
 
Os palestrantes vão tratar sobre as oportunidades de negócios no Estado, detalhando informações sobre relações comerciais e o fluxo de investimentos em Pernambuco. As apresentações e painéis ficarão a cargo de autoridades, de representantes de associações comerciais e industriais de ambos os países.
A temática do evento tratará sobre alternativas e propostas para incremento e diversificação dos investimentos e comércio bilateral; as oportunidades e o apoio a investimentos nos setores de porto e logística, energias renováveis, petróleo e gás, infraestrutura e construção civil - tendo em vista a Copa de 2014 -, Metal-Mecânico, Tecnologia da Informação, Turismo e Agronegócios. O encontro também lembrará a aventura empreendedora lusa ocorrida em Pernambuco, na primeira metade do Século XX.
 
O encontro faz parte das múltiplas iniciativas culturais e empresariais, através de uma estrutura de cooperação entre entidades e agentes públicos e privados, e visa mostrar para os brasileiros um novo olhar sobre Portugal de hoje, que pode ser caracterizado por possuir uma economia que se reinventa e uma sociedade civil empreendedora, arrojada e mobilizada que respondeu ao desafio produzindo mais de 400 propostas de ações e projetos, com vista à integração no programa oficial. Potenciar setores fundamentais como o turismo é um dos objetivos comuns destas iniciativas.
 
“Este é o ano, este é o momento de levantar mais uma ponte entre dois países que têm entre si, e a uni-los, um mar sem fim de afetos, de palavras, de entendimentos. É lá que está a nossa história. Aqui, está também o nosso futuro”, afirma Miguel Horta e Costa.

“Este ano estamos comemorando um século de existência da nossa Câmara de Comércio, Pernambuco Portugal. Durante esta longa caminhada fizemos o possível tanto na parte comercial como na social, para obtermos nosso objetivo. No começo eram os portugueses que aqui desembarcaram com sua ânsia de vencer, e agora são os brasileiros que desembarcam em Lisboa para apreciar aquela linda cidade. A luta continua e esperamos muito em breve que Portugal atinja o seu melhor nível e que o Brasil continue brilhando na esfera mundial”, destaca, por sua vez, o presidente Armênio Ferreira Diogo.
 
Serviço:
Encontro Empresarial Brasil-Portugal: Pernambuco – terra à vista em um Estado de oportunidades
Data: 22/11
Horário: 8h
Local: Hotel Transamérica Prestige - Avenida Boa Viagem, 420, Recife (PE)
 
* Eudes Pereira é diretor de Redação do Jornal Grande Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário