A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Praça Bernardino Machado – Lisboa

Presidente Bernardino Luís Machado Guimarães


Por Maria do Céu Carvalho Dias*

Em 1985 a Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa dá o nome de Bernardino Machado/Presidente da República Portuguesa/1851-1944 a uma praça sita na freguesia do Lumiar. (1)

Esta zona fica na parte nova (no século XX) e norte da cidade. A freguesia foi criada, calculem, no século XIII. Sabe-se que no século XVIII era ainda um local de quintas aristocráticas, olivais e vinhas e, como a produção agrícola era abundante, havia lá três feiras por ano. No século seguinte e sobretudo no XX a construção habitacional e as vias de comunicação, transformaram completamente este sítio, onde hoje há colectividades recreativas (Sporting Clube de Portugal e outras), Museus (o do Traje e do Teatro), hospitais, conventos, igrejas, escolas, parques, jardins e, claro, apartamentos e mais apartamentos.

Quem é então Bernardino Luís Machado Guimarães? Nasceu em 1851 no Rio de Janeiro e morreu no Porto em 1944. O avô materno e o pai eram emigrantes portugueses e a mãe era luso-brasileira. Foi baptizado na conhecida Igreja de Candelária. Veio cedo para Portugal, onde estudou Matemática e Filosofia e foi professor. Casou, teve 19 filhos e a esposa sempre o acompanhou e apoiou em todo o seu agitado percurso de vida. Entrou na política, através do ministro Fontes Pereira de Melo, nas últimas décadas do século XIX, período conturbadíssimo da história portuguesa, tendo sido deputado e ministro ainda na Monarquia. Nesta época acede à Maçonaria que é uma organização ritualista, filosófica, progressista, universal, baseada na liberdade e tolerância, que defende uma sociedade mais justa, livre e igualitária e que teve papel de relevo neste período. Em 1910 é implantada a República em Portugal e, como muitos outros, participa na vida política, ocupando a pasta dos Negócios Estrangeiros logo no 1º Governo Provisório. Como embaixador no Rio de Janeiro (1912-13), transformou as legações em embaixadas. Foi deputado, por duas vezes chefiou o Governo e foi eleito Presidente da República em 1915 e em 1925.

Bernardino Machado viveu uma conjuntura revolucionária, grave e complicada, onde num período de 16 anos houve 45 governos e 8 presidentes eleitos. A situação interna devido à mudança de 1910 era instável, mas agravara-se com a Primeira Guerra Mundial (1914-18) e a participação de Portugal no conflito, por desejo do Partido Democrático. Como neste período Bernardino Machado é Presidente da República, faz uma visita oficial a França e Grã-Bretanha passando também por Espanha. Em França visita os soldados portugueses que se encontram na frente de batalha. Após esta visita internacional é obrigado a exilar-se durante o governo de Sidónio Pais. Como Sidónio foi assassinado ainda em 1918, Bernardino Machado regressa ao país, mas após a queda da 1ª Republica (1926), durante a Ditadura Militar, ainda antes do Estado Novo, volta ao exílio em França e Espanha. Apesar de afastado de Portugal mantém a luta política através de reuniões com correligionários e publicação de panfletos e obras de cariz político. O seu regresso definitivo a Portugal dar-se-á muito mais tarde, sendo mesmo assim proibido de viver em Lisboa.

Bernardino Machado, como muitos portugueses da altura, é um homem revolucionário, democrático e respeitador do seu semelhante, sempre lembrado como aquele que todos cumprimenta e a todos, ricos ou pobres, tira o chapéu (sua imagem de marca).
Se quer saber mais sobre esta personalidade nascida no Brasil, pode visitar o Museu Bernardino Machado em Vila Nova de Famalicão, no norte de Portugal.

Fontes: – 1) Ver mapa de Lisboa apresentado neste blogue: 21 é o Lumiar. Dicionário Ilustrado da História de Portugal. Portugal da Monarquia para a República, (Nova História de Portugal), coordenação de A. H. de Oliveira Marques.
http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.com
http://www.museu.presidencia.pt
http://www.maconariaportugal.com

Veja neste blog os outros episódios da série Praças e Ruas de Lisboa:
- Praça D. Pedro IV:
http://docapibaribeaotejo.blogspot.com/2011/01/praca-d-pedro-iv-mais-conhecida-por.html
- O Chiado:
http://docapibaribeaotejo.blogspot.com/2011/01/o-chiado-lisboa.html
- Avenida Álvares Cabral
http://docapibaribeaotejo.blogspot.com/2011/02/avenida-alvares-cabral-lisboa.html

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

4 comentários:

  1. Muuto interessante! Não conhecia este detalhe inusitado da história de Portugal.
    Edgar Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Professora
    Gostei muito deste texto. A senhora dá aulas em Portugal de História do Brasil?
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parece com Machado de Assis. E esse bigode tão grande? Ele teve 19 filhos com a mesma mulher?
    Cada dia aprendo mais sobre Portugal e Brasil.
    Paula Acioli

    ResponderExcluir