A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Circuito Afro desvenda Pátio do Terço

Neste sábado (25), a Secretaria de Turismo do Recife realiza o passeio “Circuito Afro” por meio do Programa Conheça o Recife. A ação de sensibilização turística terá uma caminhada com visita à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, pausa para contemplar a estátua do poeta negro Solano Trindade, o Monumento a Zumbi dos Palmares e o Pátio do Terço. Por fim, o público poderá conferir o acervo do Museu do Homem do Nordeste.

As vagas são limitadas e a reserva deve ser realizada nesta sexta-feira pelo telefone 3355.8847. No dia do passeio, quem participar deverá levar um pacote de biscoito para ser doado à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A saída acontece às 14h da Praça do Arsenal.

· Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída em 1630 por uma irmandade formada de escravos negros. O maracatu teve sua origem nos cortejos e coroações que aconteciam nesta igreja.
· Estátua do poeta negro Solano Trindade, no Pátio de São Pedro. Solano Trindade foi um poeta da resistência negra. Nasceu em 1908 no Bairro de São José e iniciou sua carreira de militante em 1930
· Monumento a Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre de escravos que fugiam das fazendas na segunda metade do século XVII.
· Pátio do Terço, local de encontro de manifestações afro-religiosas onde está a Casa de Badia, a primeira casa nagô do Recife.

Fonte: Secretaria de Turismo do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário