A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Passeio Conheça o Recife resgata obras de Cícero Dias


Rosa dos Ventos - Marco Zero

Cícero Dias, que conviveu com grandes nomes das artes plásticas internacionais como Pablo Picasso, foi o mote do passeio Conheça o Recife realizado no último sábado (20) pela Secretaria de Turismo do Recife. Com muita poesia, Cícero Dias construía as suas pinturas. Experimentou o Surrealismo e o Abstrato. Nasceu em Escada (PE) e viveu breve período no Recife, antes de morar no Rio de Janeiro e na Europa, mas o Recife esteve sempre presente em sua memória e por aqui retornava anualmente.

Em uma de suas muitas visitas ao Recife, aproveitou para dar mais vida e cor ao prédio da Secretaria da Fazenda, na época recém-construído. Lá, fez o primeiro mural abstrato da América Latina, na década de 40. No térreo da edificação, três painéis ilustram a praia em dois ângulos diferentes, o mar visto da praia e a praia vista do mar. Coqueiros, areia, mar e céu ganham formas abstratas. O terceiro painel mostra uma paisagem canavieira, um resgate de sua infância em engenho de cana de açúcar.

Na Casa da Cultura, imensas telas formam dois painéis, que retratam a vida e a morte de Frei Caneca. Parte da história das revoluções de 1817 e 1824 são recontadas pelas pinceladas de Cícero Dias. Mas a maior e mais conhecida obra de Cícero Dias no Recife é um imenso painel no chão do Marco Zero. “Eu vi o mundo... ele começava no Recife” é o tema da rosa dos ventos que decora a praça pública onde são realizados grandes eventos públicos como o palco Multicultural do Carnaval do Recife. Cícero Dias tinha um carinho muito especial pela capital pernambucana como se percebe nesta passagem: “Eu venho ao Recife todos os anos, de forma que para mim esta questão de morar na Europa não é da maior importância, importante é não me desligar das minhas raízes. E essa é minha preocupação e eu acredito que tenha sido fiel a tudo, a essa luz, essas cores aqui de Pernambuco, que determinam tudo o que eu fiz”.

Fonte: Secretaria de Turismo do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário