A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Cantar as Janeiras ou Cantar os Reis

Por Maria do Céu Carvalho Dias*

É uma tradição que existe em todo o Portugal, do Norte a Sul e também nas Ilhas. Já os Romanos evocavam nesta altura do ano o deus Jano, porteiro celestial, para afastar os maus espíritos. O cristianismo manteve a tradição e acrescentou-lhe autos pastoris em honra do Menino Jesus. É assim que todos os anos entre 1 e 6 de Janeiro (Dia de Reis), às vezes durante todo o mês, grupos se organizam, tocando e cantando músicas populares em louvor do Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José. Vão de porta em porta, cantam e aguardam a recompensa, que antes era de comida, castanhas, nozes, chouriço, etc. Com o passar dos tempos começam a receber dinheiro e chocolates. No fim da caminhada, o grupo divide as dádivas ou come-as em conjunto. Hoje, nos cantares também foi introduzida uma música de Zeca Afonso que se chama “Natal dos Simples” e começa com a frase: “Vamos cantar as Janeiras” Por vezes as músicas também têm letras de insulto e crítica, por exemplo aos moradores que não contribuíram. Outra inovação é haver grupos que cantam as Janeiras ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro nas suas respectivas residências. Ainda mais curioso e interessante é as Câmaras Municipais organizarem espectáculos em que grupos musicais e Infantários cantam as Janeiras no sentido de recuperarem a tradição.
Aqui vai o mote:
"O novo ano está a chegar e as Janeiras eu vou cantar;
Seja para Jano ou outro Deus similar, a minha voz eu vou levar;
Por esse país fora há que comemorar, o novo ano que está a começar;
De porta em porta vamos entrar e numa só voz vamos cantar!”

Em Portugal existem muitas tradições natalícias para além das Janeiras, como o manter a arder, durante a Noite de Natal, um grande tronco de árvore (o madeiro de Natal) para aquecer os mais necessitados e estabelecer o convívio; a Missa do Galo na noite de Natal; os sapatinhos serem colocados na chaminé para que o Menino Jesus ou o Pai Natal durante a noite traga os presentes. Pelo Carnaval também há regiões que cumprem a tradição das cegadas, teatro popular de crítica social e política, e também a da Morte do Carnaval ou o Enterro do Entrudo. Na Páscoa é o Pároco da terra que em procissão, denominada “ O Compasso”, e cantando Aleluia, vai de casa em casa desejar Boa Páscoa e receber as amêndoas, muitas vezes dinheiro. Em Novembro, pelo dia de Todos os Santos e Finados, grupos de crianças organizam-se para receberem o Pão por Deus, normalmente guloseimas; mas antigamente eram os pobres que pediam o Pão por Deus aos ricos que abriam as suas portas para oferecerem comida.
São muitas as tradições, embora algumas estejam a cair no esquecimento, porque são a memória de tempos antigos, muito diferentes da actualidade.

Introduzi hoje este assunto a pedido dum comentador, mas retomarei em breve a série das Praças e Ruas lisboetas que de alguma maneira estão relacionadas com o Brasil.
Fonte: http://www.descubraportugal.com.pt

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa


Veja o Rancho Folclórico de Pesos de Sul Cantar as Janeiras:
http://www.youtube.com/watch?v=oSfRTHKl83A

Nenhum comentário:

Postar um comentário