A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Passeio comemorativo ao Dia do Artista Plástico


Fotografia: Divulgação
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, oferece um passeio gratuito no próximo sábado (7) em homenagem ao dia do Artista Plástico comemorado em 8 de maio. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3355.8847. As vagas são limitadas. Os participantes devem levar 1 kg de alimento não perecível. A doação irá para o Instituto de Assistência social e cidadania (IASC).

A concentração acontece em frente ao box de informações turísticas da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, às 14h. Serão visitados a Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, o Museu do Estado, a Praça do Marco Zero e a Rua do Bom Jesus.

O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, em São Paulo. O artista teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

ROTEIRO EM HOMENAGEM AOS ARTISTAS PLÁSTICOS:
Galeria Janete Costa/Parque Dona Lindu:
Localizada dentro do Parque Dona Lindu, é a mais nova obra do Arquiteto Oscar Niemeyer. A Galeria Jante Costa já nasceu com um dos espaços para abrigar exposições mais importantes e elegantes da cidade. Atualmente conta com uma exposição do artista Abelardo da Hora.
Museu do Estado:
Localizado em um dos mais significativos exemplares arquitetônicos do século XIX, o belo palacete no bairro das Graças onde viveu Augusto Frederico, o filho do Barão de Beberibe. O acervo do museu é composto de mais de 14 mil itens, agregando importantes coleções que se distribuem nas seguintes categorias: Arqueologia, Cultura Indígena, Presença Holandesa em Pernambuco, Arte Sacra, Cultura Afrobrasileira, Ex-votos, Iconografia, Mobiliário, Porcelana, Cristais e Pintura com telas de artistas como Cícero Dias, Telles Júnior, Francisco Brennand e Burle Max.
Praça do Marco Zero:
No centro da praça encontramos a Rosas dos ventos de Cícero Dias um grande aritista plástico pernambucano que foi radicado na França considerado o Chagal dos trópicos. Na Praça, ainda é possível avistar o Parque de esculturas de Francisco Brennand.
Rua do Bom Jesus
Na mais tradicional rua do histórico bairro, encontramos mais uma estátua do artista Demétrio que faz parte do Circuito da Poesia, roteiro que de artistas que conseguiram transmitir a essência da cidade e dos recifenses.

Fonte: Secretaria de Turismo do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário