A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ciclo Cinema e Memória

A Casa do Brasil de Lisboa realiza a partir de amanhã (29) o Ciclo de Cinema e Memória. A entrada é livre. Confira a programação:

29 de Junho, quarta-feira (21h)

"Torre Bela" de Thomas Harlan
[Portugal/Itália/Alemanha, 1977, 55 minutos]
Sinopse: No dia 23 de Abril de 1975, cinco semanas depois do golpe de 11 de Março e dois dias antes do aniversário da revolução, 500 desempregados da região de Manique, no Ribatejo juntam-se num movimento campesino e ocupam as quatro propriedades de Dom Manuel de Bragança, o Duque de Lafões. Antiga propriedade de exploração agrícola, Torre Bela não é mais do que uma imensa reserva de caça alugada aos amigos da família e lugar de encontro da polícia política secreta, a PIDE, com a CIA e os serviços sul-africanos.
Comentadora: Paula Godinho
6 de Julho, quarta-feira (21h)
"A Lei da Terra" de Alberto Seixas Santos e Solveig Nordlund (Grupo Zero)
[Portugal, 1977, 75 minutos]
Sinopse: A Lei da Terra é um documentário assinado pela cooperativa de filmes Grupo Zero, sendo a sua realização atribuída a Alberto Seixas Santos. Ideologicamente empenhado no apoio da luta dos trabalhadores , o documentário opta por uma abordagem de estilo objectivo: há uma narração em voz off que expõe os factos e contextualiza historicamente a luta dos trabalhadores agrícolas alentejanos. Pela voz de alguns entrevistados, declaram-se as condições de vida relativas ao emprego sazonal, ao trabalho jornaleiro incerto e árduo, às caminhadas longas, à fome e à miséria. Através de testemunhos, explica-se como as cooperativas se organizaram para trabalhar as terras abandonadas. Neste salto do particular para o geral, o exemplo tomado como regra cumpre uma função de validação e assume uma posição partidária da luta.

"Luta do Povo: Alfabetização em Santa Catarina" de Grupo Zero
[Portugal, 1976, 25 minutos]
Comentador: António Loja Neves

13 de Julho, quarta-feira (21h)

"Casas para o Povo" de Catarina Alves Costa
[Portugal, 2010, 20 minutos]

"Paredes meias" de Pedro Mesquita
[Portugal, 2009, 53 minutos]
Sinopse: O Bairro da Bouça é um projecto de habitação económica situado numa das zonas mais nobres da cidade do Porto, da autoria de Álvaro Siza Vieira, cuja construção iniciou-se em meados dos anos 70 e que apenas recentemente foi concluído. Destinada a famílias vivendo em condições degradadas – nas chamadas “ilhas” – esta obra nasceu do traço genial de um dos mais conceituados arquitectos contemporâneos. Um bairro “inacabado”, cuja génese remonta à Revolução dos Cravos, e onde os moradores participaram activamente na concepção e implementação do projecto. Três décadas depois, 60 famílias preparam-se agora para acolher seus novos vizinhos: jovens atraídos pela possibilidade de morar no centro da cidade em casas simples e acessíveis.
Comentadora: Catarina Alves Costa (a confirmar)

21 de Julho, quarta-feira (21h)

"Outro País" de Sérgio Tréfaut
[Portugal, 1999, 70 minutos]
Sinopse: Dezenas de cineastas, fotógrafos e jornalistas, vindos dos quatro cantos do planeta, viram-se envolvidos na revolução dos cravos, e possuem arquivos preciosos. Numa série de entrevistas a estes viajantes, SérgioTréfaut confronta o entusiasmo antigo com o olhar contemporâneo. Em alguns casos, segue os mesmos autores para retratar o estado presente do país e reencontrar as personagens fotografadas e filmadas em 1974/75.
Comentador: Sérgio Tréfaut

Casa do Brasil de Lisboa
Rua Luz Soriano, Nº 42, Bairro Alto, Lisboa
Contato: 213-400-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário