A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

domingo, 10 de abril de 2011

Uma flor para vovó Palmira

Flor de maracujá /Fotografia: Carlos Bayma*
 
Maria Palmira Aguiar Peixoto de Carvalho Dias é a avó paterna do meu marido e, consequentemente, bisavó da minha filha Lara. Natural da Covilhã (Portugal), é uma mulher forte, decidida e elegantérrima do alto dos seus 95 anos.

Numa das vezes que fui ao Brasil, perguntei a vovó Palmira o que ela gostaria que eu trouxesse da terra de Vera Cruz, uma vez que nunca esteve lá. Educada como sempre, disse para eu não me preocupar com lembranças. Eu, insistente como sempre rsrs, perguntei então o que ela gostaria de conhecer do Brasil. Vovó Palmira disse que desejava ver a flor de um maracujá* que diziam ser muito bonita.

Infelizmente não consegui encontrar a tal flor que conheço muito bem pois na casa dos meus pais, em Igarassu (Pernambuco), havia um imenso maracujazeiro. Entretanto, Carlos Bayma, que além de competente médico é um ótimo fotógrafo, “colheu” por esses dias uma flor desse fruto tão apreciado. Não sei quando vovó Palmira vai ver essa bela fotografia pois ela viajou para sua terra natal, onde curte com meus sogros os belos dias de primavera.

Vovó Palmira, promessa é dívida e eu espero ainda este ano trazer do Brasil uma flor de maracujá embalada para presente. Encerro esta mensagem com suas palavras: um abraço bem apertado da arca do pão, da pipa do vinho e mais um beijinho.

*Para ver outras fotografias de Carlos Bayma, acesse a galeria do autor no site Olhares: http://olhares.aeiou.pt/carlosbayma .Visite também o informativo blog de Carlos Bayma (Diário de Saúde) http://diario-saude.blogspot.com  

**Maracujá (do tupi mara kuya, "fruto que se serve" ou "alimento na cuia")

Nenhum comentário:

Postar um comentário