A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Portugal sem fogos

A fase “Charlie”, considerada a época mais crítica em incêndios florestais, começa hoje e termina no dia 30 de setembro. Durante os três meses de combate a fogos, vão estar em operação quase dez mil homens e mulheres, 2177 veículos e 56 meios aéreos, além dos 236 postos de vigia da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana. A partir de agora, estão proibidas queimadas e fogueiras em zonas florestais e no espaço rural.

Alguns cuidados para evitar um incêndio florestal:

- Evite fumar na floresta ou em locais densamente arborizados.

- Não lance pontas de cigarro para fora, quando circular de automóvel.

- No interior de uma floresta, ao acabar de fumar, certifique-se que o cigarro está bem apagado. Faça uma pequena cova, em terreno limpo e enterre a ponta do cigarro.

- Mantenha fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos e evite a utilização de lume no interior das matas.

- Não faça fogueiras em dias de vento intenso.

- Antes de realizar uma fogueira, faça a limpeza do local, afastando as folhas ou outro combustível circundante.

- Após o incêndio extinto, os bombeiros podem ter de acorrer a outros incêndios. Colabore no rescaldo e vigilância da área ardida, quando solicitado.

- Tenha o máximo cuidado após a extinção de um incêndio, em especial se houver vento. É fácil dar-se um reacendimento.

- Um incêndio florestal pode propagar-se às habitações e provocar graves prejuízos. Mantenha uma faixa de 50m limpa em redor da casa e das lojas situadas no meio das matas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário