A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Recife e seus bairros

Boa Viagem ao entardecer - Fotografia: Carlos Bayma

O município do Recife tem 94 bairros sendo os mais populosos Boa Viagem, COHAB e Várzea. Conhecer todos eles é uma missão difícil mas alguns são bem famosos entre a população recifense. O texto, a seguir, conta uma história que "costura" nomes de bairros da capital pernambucana. Sem identificação do autor, é uma daquelas mensagens que circulam na Internet e foi enviada para meu email por Vívian Andrade, uma amiga minha que já morou em Portugal. As palavras em negrito correspondem aos nomes de alguns bairros da “Veneza Brasileira”. Faça o teste. Quantos você conhece?

"História exclusiva para quem conhece o Recife"

Conheci Dois Irmãos que amavam Madalena, alta como uma Torre. Um irmão enxergava pouco, mas o outro tinha uma Boa Vista. Um dia, um irmão assou um Cordeiro no quintal de sua Casa Amarela. Eram Dois Unidos irmãos que chegaram ao RECIFE fazendo uma Boa Viagem. Um era engenheiro e só construía Casa Forte. Eram filhos do Senhor Monteiro, que possuía uma linda Pinacoteca e que fez uma Nova Descoberta. O navegador Vasco da Gama construiu uma canoa de Sucupira, ornada de Tejipió, em uma linda Estância, onde havia um vasto Espinheiro e muita Jaqueira.
Chegando à cidade, o general San Martin jogou uma Bomba na casa do Hemetério, tomou banho em um rio de Água Fria e mandou o Monsenhor Fabrício, que toda noite rezava o seu Rosarinho, celebrar uma missa na sombra de um Cajueiro, levando em procissão uma imagem de Santo Antônio e outra de São José.
Uma índia, usando um lindo Caxangá nas orelhas, numa noite de lua, viu um Zumbi numa Encruzilhada, correndo atrás de Bongi, na Várzea do rio Beberibe, que era um verdadeiro Prado. A índia conduzia à tiracolo uma Capunga de palha.
O Senhor Arruda, bom Cavaleiro, que muito freqüentava o Hipódromo, transportando Barro do Engenho do Meio, encontrou na Cidade uma Universitária do Fundão que era devota de Santo Amaro e possuía uma grande criação de Coelhos.
Os dois irmãos, depois que andaram exaustivamente por um Campo Grande, comeram muita Macaxeira. Seus amigos ficaram Aflitos e acabaram com a história Graças ao trágico falecimento de ambos, que morreram Afogados em um Poço com formato da Panela com água cristalina de um perene Parnamirim. Os irmãos foram enterrados ao pé de uma frondosa Tamarineira.

5 comentários:

  1. Amei!!!
    Fiquei emocionada com o texto, e a foto é linda!

    ResponderExcluir
  2. Típico povo brasileiro! muito criativo.
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou Recifence, Amo nossa cidade, muito bom ver seu amor por ela tbm! um abraço, Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana o texto, mas faltaram alguns bairros, como PINA, IMBIRIBEIRA, TORRÕES, TORREÃO, IPSEP, ILHA DO LEITE, ILHA DO RETIRO, MANGUEIRA MUSTARDINHA, JIQUIÁ, MONTEIRO, SANTANA, SOLEDADE, SANTO AMARO IPUTINGA, CAMPINA DO BARRETO, CHÃO DE ESTRELAS ÁGUA FRIA, JARDIM SÃO PAULO, TOTÓ... Sem falar que Cavaleiro faz parte da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Fora isto, o texto ficou SENSACIONAL!!! A parte que mais gostei foi a do GENERAL SAN MARTIN, que "Jogou a BOMBA na casa DO HEMETÉRIO. Parabéns!!!

    ResponderExcluir