A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Exposição Brasília 50 anos

Portugal e Espanha vão poder conhecer a história da capital do Brasil, além do trabalho de alguns brasileiros dedicados à arte e à cultura. Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil será uma megaexposição de artes visuais, que tem como objetivo difundir a cultura e a diversidade brasileira, contando a história de Brasília, como sua criação, arquitetura, cultura e paisagem.

Com estreia marcada para 17 de setembro, em Madri (Espanha), Brasília 50 anos estará também em Lisboa (Portugal) a partir do dia 14 de dezembro. Além disso, a maquete itinerante de Brasília, que integra a exposição, seguirá para Milão (Itália). A exposição começa com uma linha do tempo, que tem como marco inicial o ano de 1753, quando surgiu a ideia de levar a capital do Brasil para o interior do País, e vai até a atualidade. Depois seguem seis blocos temáticos, que mostram toda a riqueza da cidade e sua história. O evento também apresenta um ciclo de cinema sobre a cidade.

Entre as várias atrações da exposição está o trabalho do fotógrafo paulistano Fabio Colombini, que exibirá 34 fotografias inéditas no evento. As imagens retratam elementos da arquitetura e, também, da natureza da cidade, como a típica palmeira buriti, os campos de sempre-vivas e a flor de pequi, que tem presença marcante na culinária do Centro-Oeste. A mostra ainda terá um espaço dedicado à história dos principais personagens da cidade de Brasília, como Juscelino Kubistchek, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx.

Ao final da exposição, o visitante encontrará um lounge-livraria com mais de 50 livros e catálogos sobre Brasília, todos disponíveis para leitura no local. O público terá acesso gratuito em todos os locais por onde passará Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil, que tem a curadoria da produtora Danielle Rocha Athayde e realização da Artetude Cultural.

Exposição “Brasília 50 Anos – Meio Século da Capital do Brasil”
Madri – Espanha:
Data: 17 de setembro a 7 de novembro
Local: Arquería de Nuevos Ministérios
Lisboa – Portugal:
Data: 14 de dezembro de 2010 a 12 de janeiro de 2011
Local: Espaço Atmosferas na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (Etic)

Saiba mais sobre a exposição em www.brasilia50.info
Fonte: Site Planeta Sustentável e blog Rádio Brasil MPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário