A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Bacalhau na Páscoa Brasileira



Por Maria do Céu Carvalho Dias*

Soube agora, através duma comentadora deste blogue, que é habitual na Páscoa o bacalhau ser cozinhado e ir à mesa dos brasileiros. Por outro lado é costume neste dia os portugueses cozinharem carneiro ou cabrito no forno, deixando o bacalhau para a Noite de Natal e para muitos outros dias do ano.

Correspondendo a um pedido, deixo-vos algumas receitas de bacalhau em postas para saborearem no Domingo de Páscoa. Dizem haver milhares de receitas, o que torna difícil a escolha. Optei por uma receita da minha sogra, outra da minha Mãe e ainda uma típica de Entre Douro e Minho (1), embora se encontre em restaurantes espalhados por todo o Portugal. Todas são deliciosas. Primeiro vá às compras, pois precisa de várias postas de bacalhau demolhado, ou a demolhar em casa, muito azeite, batatas, cebolas, pão ralado, alho em pó, alhos, coentros ou salsa, grão-de-bico, limão, leite e ovos, consoante a receita. Se gostar, compre uma garrafa de vinho tinto ou branco (gelado no frigorífico) para acompanhar o bacalhau.

Bacalhau no forno à moda da minha sogra - Prepare uma assadeira ou um pirex de ir ao forno, onde coloca um fio de azeite a cobrir o fundo; em seguida põe uma camada de batatas às rodelas, depois grandes lascas de bacalhau e por cima rodelas de cebola; por esta ordem vai sobrepondo as camadas, consoante os convivas à mesa e o tamanho do recipiente, até à última, que deve ser de batatas. Deita então bastante azeite, o suficiente para assar o bacalhau que vai colocar no forno durante mais de uma hora até estar cozinhado. Sente-se à mesa com a família e aprecie este manjar.

Bacalhau no forno à moda da minha Mãe – Primeiro tire a pele e tente tirar as espinhas às postas de bacalhau e em seguida coloque-as direitinhas num recipiente de ir ao forno depois de ter o fundo coberto de azeite; por cima das postas ponha pão ralado, alho em pó e bastante azeite; leve ao forno e de vez em quando, com uma colher, coloque azeite da assadeira sobre o bacalhau. Passado uma hora e pouco está pronto. Ao mesmo tempo que o bacalhau assa, coza batatas e grão demolhado de véspera. Se preferir compre o grão de frasco ou lata já cozido. Antes de levar para a mesa junte ao bacalhau, que ainda deve ter azeite, as batatas e o grão. Também pode picar cebola, alho e coentros ou salsa para polvilhar por cima do bacalhau, batatas e grão. Está na hora de saborear.

Bacalhau à lagareiro, que deve o seu nome ao facto de inicialmente ser cozinhado em fornos de lenha, nos lagares de azeite, quando se moía a azeitona. Imaginem que nesse tempo espetavam em arames as batatas e cebolas com casca e eram assadas penduradas dentro do forno. Mas vamos à receita: Cobrem-se as postas de bacalhau com leite, alho, pimenta e sumo de limão durante uma ou duas horas. Depois escorrem-se e passam-se pelos ovos batidos e pão ralado como se fossem filetes. Vão-se dispondo num recipiente de ir ao forno, coloca-se azeite (não cobrir o bacalhau) e algum leite onde o bacalhau marinou. Está preparado para entrar no forno. De vez em quando deve abrir a porta para ir regando o cozinhado com o molho. Quando estiver bem loirinho apague o forno e retire o tabuleiro. Entretanto coza batatas e, se quiser, faça uma salada. Chame a família e sente-se à mesa para se deleitar com este prato. Espero que gostem destas receitas de bacalhau às postas, o fiel amigo dos portugueses.

Fontes – 1) ver neste blogue o dia 3 de Novembro de 2010. Modesto, Maria de Lourdes, Cozinha Tradicional Portuguesa.

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

4 comentários:

  1. Obrigada, professora! O difícil agora é escolher qual fazer. Feliz Páscoa!
    Kátia, Caruaru Pernambuco

    ResponderExcluir
  2. Professora, quanta gentileza sua dividir receitas da sua família com todos nós. Vou fazer votação aqui em casa para escolher uma dessas três receitas para o almoço do domingo de Páscoa.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Vou comprar amanhã os ingredientes. Domingo vou fazer sucesso no almoço.Boa Páscoa!!!
    Maria do Carmo Viana

    ResponderExcluir
  4. A minha mãe todo ano prepara um bacalhau na Páscoa que leva ovo cozido, batata palha e cebola. Vou passar essas receitas para ela surpreender no almoço de domingo. Obrigado!

    ResponderExcluir