A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os Judeus - Origem


Por Maria do Céu Carvalho Dias

A propósito do texto sobre “Portugal, a Segunda Guerra Mundial e a Espionagem”, surgiu a ideia de trocar informações sobre os Judeus, obrigando-me eu própria a investigar sobre o assunto. Vou primeiro lembrar alguns pontos sobre a origem e diáspora dos judeus, em seguida referir aspectos sobre a entrada, a vida dos judeus em Portugal e a sua saída forçada e finalmente sobre a existência, hoje, de algumas comunidades judaicas portuguesas, como a de Belmonte. Se se proporcionar ainda poderemos partilhar algumas curiosidades de culinária, de linguagem popular e expressões usadas influenciadas por este povo.

A palavra portuguesa - Judeu – é yéhuddi em hebraico e chega à língua portuguesa através do latim judaeu e do grego iodaios.

Os Judeus ou Hebreus são da raça semita e começaram por viver na Mesopotâmia (hoje Iraque e Kuwait), mas como povos nómadas, foram passando desde há 4000 anos à Síria, Palestina e Egipto até ao momento em que Moisés os foi levando a caminho do deserto, lhes deu o Decálogo e instituiu o monoteísmo. Já chefiados por Josué chegaram à Terra Prometida (Palestina) pelo Século XIII a.C. Avançando uns séculos para não cair no risco de ser muito maçadora, vos recordarei que, quando Cristo nasceu, Herodes governava a Judeia, a Samaria, a Galileia (a Palestina) sobre o controlo romano. O imperador romano Augusto e seus sucessores vão transformar a Palestina em província romana. Em 70 d.C. o Templo de Jerusalém é destruído e o país também desaparece. Lembram-se do Antigo Testamento, ou até de algum filme histórico que tenham visto?

Dando mais um passo de gigante no tempo, vamos ver nascer o Islão (século VI d.C.) e perceber que os Judeus, embora perseguidos, o são menos agora do que nos reinados dos últimos imperadores romanos que fizeram da religião cristâ, religião oficial do estado.
Os Judeus vão-se espalhando pelo mundo então conhecido.

Próximo episódio – Os Judeus em Portugal e a diáspora
Bibliografia Geral - Dicionário de História de Portugal; Dicionário de História Universal; Dicionário do judaísmo português.

Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário