A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Agora é tarde, Inês é morta

D. Inês de Castro
O arrependimento é um sentimento difícil de “engolir”. E pior ainda quando, arrependidos, escutamos aquela frase que nos joga à cara a oportunidade ou algo que perdemos e que não volta mais: “Agora é tarde, Inês é morta”. Mas quem foi Inês? Como ela morreu?
Para explicar a origem do ditado tão popular em Pernambuco, ninguém melhor do que uma conhecedora do assunto. Maria do Céu Carvalho Dias nasceu na Nazaré, Portugal, e é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa. Ensinou durante anos em escolas de diversas localidades portuguesas. Só mais um detalhe na apresentação. Ela é a minha sogra, que tem sido uma segunda mãe para mim, já que a minha está muito longe, em Igarassu, a 30 km do Recife.
Com a palavra, a professora Maria do Céu:
O dito popular “Agora é tarde, Inês é morta”, suponho que mais usado no Brasil que em Portugal, relaciona-se com um episódio da História de Portugal, do século XIV.
D. Pedro I nasceu em 1320, era filho de D. Afonso IV que reinou num período de pestes e guerras. Casou com Dona Constança Manuel, princesa espanhola por quem não nutria amor. Acompanhou-a, como aia, D. Inês de Castro, da família dos Castros. O Príncipe desde logo se apaixonou por esta dama de companhia, dada a sua beleza. Razões de ordem moral e política se levantaram contra “o grande desvairo” (Fernão Lopes). Por um lado eram primos chegados e D. Pedro era casado; por outro a família Castro tinha ambições políticas no reino de Portugal e D. Inês podia ser o instrumento para tal. D. Constança morreu cedo e D. Pedro e D. Inês passaram a viver juntos em Coimbra. Terão casado, embora D. Afonso IV nunca o tenha permitido. O casal teve 4 filhos, mas não viveu feliz para sempre… D. Inês foi morta em Santa Clara, Coimbra, embora a lenda diga que foi na chamada Fonte dos Amores, Quinta das Lágrimas, Coimbra. Este desfecho trágico e espectacular foi ordenado pelo Rei D. Afonso IV, a conselho de Diogo Lopes Pacheco, Pedro Coelho e Álvaro Gonçalves.
D. Pedro ficou desvairado e, quando rei, vingou a morte da amada, mandando prender e matar cruelmente os conselheiros e também executantes da morte de D. Inês. A ele se atribui a frase:” Agora é tarde, Inês é morta”. (Já não vai a tempo, já não se pode resolver). Manda esculpir dois túmulos para o Mosteiro de Alcobaça – um para ele, outro para D. Inês. Esta vai ser levada em cortejo fúnebre, de Coimbra para o túmulo (lindíssimo) em Alcobaça. Segundo a lenda, impossível de esquecer nesta história, D. Pedro coroou rainha D. Inês (já morta há dois anos) e obrigou a Nobreza e o Clero a beijarem-lhe a mão. Assim, a Literatura, sobretudo romântica, tem acrescentado muitos dados à verdade histórica. Poder-se-á dizer que afinal Inês, também chamada “colo (pescoço) de garça não “é morta”, mas está eternizada, quer pela sua morte, quer pelo seu amor proibido, perseguido e difamado, tal como a Julieta de Romeu , ou a Isolda de Tristão.
Muito se tem escrito sobre Pedro e Inês, desde as belíssimas estrofes de Camões, nos Lusíadas, até romances, na actualidade.

3 comentários:

  1. Adorei as informações, é incrível como falamos coisas sem saber sua origem. vivendo e aprendendo.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Amiga, como sempre, seus textos nos remetem à épocas distantes e nos esclarece quanto a ditos populares que teimamos em repetir, muitas vezes sem conhecermos a sua origem.
    Excelente o artigo sobre Inês.
    Tô ficando viciada nesse blog, viu ?
    Beijos e saudades pernambucanas,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela aula de cultura! Não sabia que uma simples frase foi derivada de um acontecimento tão importante.
    Abraços

    ResponderExcluir