A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Alguns pratos típicos das Províncias (regiões) de Portugal/ Rota de sabores portugueses


Por Maria do Céu Carvalho Dias

Como já referi num texto anterior, Portugal é pequenino, mas apresenta variedades alimentares interessantes. Por pedido de um comentador (Fernando Nascimento), vou fazer uma lista de pratos relativa a cada província. Mais uma vez vão ficar de fora as deliciosas sobremesas. Baseei-me no livro de Maria de Lurdes Modesto já referido anteriormente. A descrição é acompanhada de um mapa de Portugal:

- Entre Douro e Minho (1,2) – Caldo Verde. Bacalhau assado na brasa, no forno, à lagareiro, à Zé do Pipo; Lampreia (só no inverno) à moda do Minho, à bordalesa, arroz de lampreia; Pescada à poveiro. Cozido; Rojões à moda do Minho; Cabidela de miúdos; Tripas à moda do Porto; Sarrabulho (bocadinhos de porco, fígado, tripas guisado com o sangue e arroz).

- Trás-os-Montes e Alto Douro (3) – Sopa de alheiras. Trutas; Cabidela de galinha (feita com o sangue da galinha); Perdiz com molho vilão; Cabrito assado; Cozido à portuguesa; Alheiras; Carne de porco com castanhas; Feijoada à transmontana; Bucho de porco com arroz.

- Beira Litoral (4) – Sopa seca. Caldeirada de enguias; Bacalhau assado com broa; Sardinhas na telha; Arroz de polvo. Leitão (porco pequenino) assado à moda da Bairrada; Orelheira com feijão branco; Chanfana (com carneiro ou cabrito) à moda de Coimbra.

- Beira Alta (5) – Carolos (sopa de milho, toucinho e chouriço). Lampreia; Trutas; Bacalhau assado com batatas a murro. Arroz de carqueja (arbusto da Serra); Coelho à capitão-mor; Leitão à moda da Beira Alta; Cabrito assado; Morcelas da Guarda.

- Beira Baixa (6) – Pastéis (com recheio de carne) de molho da Covilhã. Bacalhau no forno; Trutas de escabeche (molho de vinagre). Perdizes fritas; Panela do forno (arroz de carnes e enchidos variados); Cabrito ou borrego (cordeiro, filho da ovelha) assado.

- Ribatejo (7) – Sopa da Pedra (contém tudo menos pedra). Açorda de sável; Caldeirada à fragateira (essencialmente com peixe do rio); Sável ou Fataça na telha. Cabrito assado ou frito; Chispe com feijão branco; Favas com chouriço.

- Estremadura (8) – É uma região de Portugal onde impera uma grande variedade de Petiscos: Caracóis, Ovos verdes, Pataniscas de bacalhau, Peixinhos da horta (fritos de feijão verde), Salada de feijão-frade, ou pequeno, ou verde, etc., etc. Caldeirada de peixe; Sopa rica de peixes; Amêijoas à Bulhão Pato; Lagosta suada; Santola ou Sapateira recheada; Bacalhau à Brás; Sardinhas assadas na brasa; Açorda de marisco. Coelho à caçador; Frango na púcara; Bifes de cebolada; Cozido à portuguesa; Feijoada à portuguesa; Ervilhas ou Favas com ovos escalfados. Enchidos: morcelas, farinheiras, chouriços ou linguiças.

- Alentejo, Alto e Baixo (9) – Sopas frias: Gaspacho à alentejana; Gaspacho (com tomate); Açorda à alentejana; Sopa de tomate. Bacalhau albardado. Migas à alentejana; Coelho em vinho-d’alho; Empadas de galinha; Cabrito assado; Ensopado de borrego (cordeiro aos bocados, temperado com sal, pimentão doce e coentros, cozido em bastante água com batatas, cebolas. Come-se colocando-o por cima de fatias de pão); Lombo de porco com amêijoas; Pezinhos de porco de coentrada; Sarapatel (de cabrito ou borrego), Enchidos variados e deliciosos.

- Algarve (10) – Petiscos: Amêijoas na cataplana, Azeitonas de sal, Choquinhos com tinta. Sopa de cabeça de peixe; Sopa de pão com tomate. Papas de milho com sardinha ou com torresmos. Caldeirada; Bifes de atum; Lulas recheadas; Arroz de polvo; Cozido de grão; Favas à algarvia.

- A umas duas horas de avião ficam as ilhas portuguesas, Madeira e Açores que, para além de paisagens lindíssimas, têm também uma alimentação que vale a pena experimentar. Madeira: Sopa de Moganga (abóbora); Açorda madeirense; Inhame cozido; Milho cozido ou frito. Atum assado ou de escabeche; Bifes de atum; Espada de vinha-d’alhos (peixe espada preto). Carne de vinha-d’alhos; Espetada de carnes. Frutas variadas. Açores: Sopa azeda; Sopa do Espírito Santo (tem muita carne, legumes, pão). Garoupa recheada; Arroz de lapas; Polvo guisado. Alcatra; Cozido da Lagoa das Furnas (1); Toucinho fumado.

As sobremesas portuguesas são tantas e tão variadas que ficam para outra oportunidade.

(1) Ver neste blogue

Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

10 comentários:

  1. Professora Céu

    Esta lista será muito útil nas minhas andanças por Portugal. Agradeço sua atenção ao atender meu pedido.
    Felipe Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Além da máquina fotográfica, a lista da professora Céu é fundamental para quem for visitar Portugal. Excelente!
    Antônia Pimentel

    ResponderExcluir
  3. Patrícia,
    Seu blog está maravilhoso. A lista da professora Céu é um estímulo para conhecer Portugal. Quantas delícias na terra de Fernando Pessoa.

    ResponderExcluir
  4. A professora Céu fez aumentar a minha saudade dos sabores portugueses. Margarida Teixeira

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ir para o Alentejo!!!
    Pedro Sanchez

    ResponderExcluir
  6. A professora Céu

    Seu país pode ser pequenino no tamanho mas o cardápio dele é imenso.São tantas delícias que fica difícil escolher.
    Parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. A minha escolha é a Beira Alta. Adoro leitão, bacalhau e cabrito. Ótima pesquisa, professora!

    ResponderExcluir
  8. Onde se come mais bacalhau é no Entre Douro e Minho? Se for, essa é minha opção. Vi que em Portugal tem uns pratos bem estranhos também como sarrabulho e caracóis.Professora,os nossos pratos "exóticos" são a buchada de bode, rabada e sarapatel. Mas pode comer que são deliciosos.

    ResponderExcluir
  9. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vai para a Europa por esses dias. A lista da professora Céu é uma bela sugestão da culinária portuguesa.
    Amanda Guedes

    ResponderExcluir
  10. Ai que saudade que tenho de Portugal, de suas comidas e principalmente das pessoas!!! Maravilhosa essa sua lista Maria do Céu. Vou escolher umas coisinhas para comer aí no dia em que eu possa voltar à Portugal.
    Como sempre, recebemos de sua parte uma bela aula de cultura portuguesa.
    Naide Paiva Nóbrega

    ResponderExcluir