A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Costumes ou tradições árabes


Por Maria do Céu Carvalho Dias*

Hoje na Europa aparecem ainda muitas notícias relacionadas com certos costumes ou tradições Árabes impostas pelo Corão, por isso lembrei-me de escrever algo sobre o assunto: Quanto ao vestuário, que nos nossos tempos tem originado várias discussões políticas, estabelece a simplicidade e a proibição de alguma vez os homens ou mulheres serem vistos como objectos sexuais. A propósito da mulher encontramos opiniões diversificadas, às vezes confundindo a tradição com a religião, embora baseadas na letra do Corão: as mulheres podem trabalhar, mas é mais importante tomar conta dos filhos e da casa e os empregos não podem ser importantes (esses ficam para os homens); a lei islâmica permite o divórcio, mas…. De facto há países, como a Arábia Saudita onde a mulher é inferior ao homem, não podendo por exemplo conduzir automóveis. Também há imigrantes muçulmanos em Portugal cujas leis de origem manifestam um estatuto de inferioridade da mulher em relação ao homem, por exemplo nas heranças. A sorte dessas mulheres é que tais normas, por ofenderem princípios fundamentais da ordem pública internacional do Estado Português (o princípio da igualdade entre o homem e a mulher), não podem ser aplicadas no nosso território. Segundo alguns comentadores, o homem também pode bater na mulher: “Quanto àquelas mulheres pelas quais vocês temem a deslealdade e mau comportamento, advirtam-nas (primeiro), (a seguir) recusem partilhar a cama com elas, e (por fim) batam-lhe (levemente) ” [Corão 4:34.]. Há códigos sobre a alimentação – não podem comer carne de porco, cão, gato, macaco ou qualquer carnívoro e a que comerem deve ser morta mediante certas regras.

A propósito de alimentação/culinária árabe, lembro-me logo das especiarias, do arroz, do carneiro e de alguns legumes e frutos secos e frescos preparados. Os países do chamado Crescente Fértil, como o Irão, cultivaram arroz, frutos frescos e secos e especiarias; o Iraque vai cultivar trigo, cevada, nozes, figos e fazer pão chatinho e arredondado ao qual o Líbano vai acrescentar carne e cebola. As favas, o grão e o peixe vão aparecer também em certas regiões; na Arábia o nomadismo levou ao uso do carneiro e legumes, como a beringela, cultivada em oásis. As viagens comerciais e religiosas vão-nos deixar uma cozinha de aromas e cor que vale a pena conhecer. Tenho à minha frente receitas como: de Kibe cru que é uma mistura de trigo com carne picada (não sei se gostarei); Arroz árabe que é cozinhado com caril e depois de pronto leva pinhões, nozes, amêndoa, passas, maçã; Frango árabe preparado com azeite, mel, canela, gengibre, cebola, açafrão, cominhos, coentros. Como é que eu ia esquecer o cuscuz, originário do norte de África! As sobremesas são muito saborosas e nelas usam nozes, mel, frutos secos e essência de rosas ou laranjeira. Gostamos? Podemos experimentar em nossas casas, ou ir ao restaurante. Enfim, os Árabes seguiram a Lei do Corão e aproveitaram variados produtos das regiões por onde se espalharam.

Próximo Episódio: A herança árabe ou islâmica

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xari
http://www.receitasdecomidas.com

Leia também os dois primeiros episódios da série sobre os Árabes em Portugal publicada pelo blog Do Capibaribe ao Tejo:
Os Árabes - Origem, expansão e presença em Portugal: http://docapibaribeaotejo.blogspot.com/2010/11/os-arabes-origem-expansao-e-presenca-em.html
Os Árabes/os Muçulmanos – Hoje no Mundo e em Portugal: http://docapibaribeaotejo.blogspot.com/2010/11/os-arabesos-muculmanos-hoje-no-mundo-e.html

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

6 comentários:

  1. Professora
    Aqui no Recife tem uma rede de comida árabe Habib´s. O kibe de lá é uma delícia. Eu ouvi dizer que o cuscuz árabe é diferente do nosso. O daqui é feito numa cuscuzeira e depois comemos com manteiga ou queijo coalho frito e até outros acompanhamentos. Humm. Professora, só vindo aqui para comer.!
    Amanda Vaz

    ResponderExcluir
  2. Professora,
    É preciso mesmo conhecer as culturas para compreendê-las e a senhora tem nos ajudado com suas aulas.Li no episódio anterior que a senhora morou em Guiné. Dava aulas lá?
    Artur.

    ResponderExcluir
  3. Professora, cada vez mais gosta das suas aulas. Ler seus textos é um aprendizado que faço de forma agradável.
    bj
    Paloma

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Senhora professora Céu! Sou portuguesa e sinto orgulho ao ler seus textos.
    Anabela

    ResponderExcluir