A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cozido das Furnas

Fotografia: Miguel Nuno de Carvalho Dias

O que você vê na fotografia acima:
A- um homem retirando um saco plástico da terra
B- um homem retirando uma botija cheia de moeda de ouro
C- um homem retirando um achado arqueológico
D- nenhuma das respostas anteriores

A resposta certa é a letra D. A imagem mostra o que poderá ser, um dia, o seu almoço. Trata-se do tão famoso Cozido das Furnas, iguaria preparada nas caldeiras naturais da Lagoa das Furnas, Ilha de São Miguel, no arquipélago português dos Açores. Os vários ingredientes do cozido são colocados numa panela que é enterrada no solo junto às caldeiras, levando cerca de cinco horas para serem cozinhados pelo calor natural emanado da atividade vulcânica.
A fotografia foi tirada há alguns anos pelo meu sogro mas o modo de preparação do cozido continua o mesmo. Em tempo de “visão verde”, eis uma forma ecologicamente correta de cozinhar alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário