A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Relíquias da época da colonização

Um cofre do departamento de história da Universidade Federal de Pernambuco guarda em condições ideais de temperatura e umidade uma relíquia do tempo das capitanias. São mais de 33 mil documentos de 1590 a 1825 - todos microfilmados e gravados em CD. Os originais estão no arquivo ultramarino, em Lisboa, Portugal.

A documentação é resultado de dez anos de pesquisas feitas para resgatar em Portugal os documentos relativos às 14 capitanias do Brasil. Mais de 400 mil cópias já estão no país e foram distribuídos aos estados de origem.

O único documento original da época das capitanias é uma carta de 30 de janeiro de 1654 - quatro dias depois da rendição dos holandeses. Foi enviada ao rei de Portugal por João Fernandes Vieira - um mestre de campo - uma espécie de comandante-geral das tropas brasileiras e portuguesas que pedia recompensa pelo feito.

O acervo conta ainda com dezenas de cópias de mapas, desenhos dos figurinos militares - que eram diferentes para brancos e negros. Toda a documentação que revela parte do passado de Pernambuco e do Brasil já está à disposição dos pesquisadores. Um tesouro que ficará para o futuro.

Fonte: Programa Bom Dia, Brasil - Rede Globo

Assista o vídeo da matéria em:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/08/cofre-de-universidade-em-pernambuco-guarda-reliquias-da-epoca-da-colonizacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário