A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

domingo, 22 de agosto de 2010

Olhares diferenciados sobre Portugal


Por Naide Paiva de Oliveira Nóbrega

Todos os lugares são diferentes uns dos outros e é a busca pelo diferente que move pessoas de seus “habitats” e entorno para aqueles lugares que lhes ofereçam novos conhecimentos, através da história e da cultura refletida na culinária, costumes, artes e lazeres peculiares de cada povoado, cidade ou país.

Assim como as pessoas, que ao serem apresentadas às outras não se fazem conhecer além do que é superficialmente mostrado, um olhar menos aguçado e curioso pode deixar passar despercebido o verdadeiro valor de um lugar.

Assim tem acontecido com muitos brasileiros que conhecem Lisboa quando de passagem para outros países europeus, pois sabemos ser a linda capital de Portugal uma importante porta de entrada para a Europa, assim como a cidade do Recife em Pernambuco é uma porta de entrada para o Brasil para muitos portugueses. È injusto, imerecido mesmo, conhecer Lisboa apenas de passagem, reservar uns poucos dias para tanta história, tanta beleza, cultura e lazer.

Posso dizer isto por experiência própria, já que em 2004 estive em Lisboa, quando de passagem para outros países da Europa, onde durante três meses perambulei com minha filha. Na época, além da cidade de Seixal, onde nos hospedamos na casa de nossa amiga Roberta, conhecemos ligeiramente Cascais e Sintra e claro, os pontos turísticos de Lisboa. O que mais ficou gravado daquela viagem na minha lembrança e na minha alma foi uma noite de fado no bairro de Alfama, quando realizei um dos três maiores sonhos de minha vida, que pensava viver ao lado do meu amado e saudoso marido Benjamim, tomar um bom vinho ouvindo fado numa adega em Alfama. Emoção só comparável a ver a neve caindo.

Sempre fui amante da música portuguesa e, diga-se de passagem, apesar de não saber cantar, acalentei minhas três filhas ao som de fados, fosse em rede, em cadeira de balanço ou simplesmente nos braços, mas sempre cantando fados, como Lisboa Antiga, Foi Deus, Olhos Castanhos, Mouraria e outros. Nostalgias familiares à parte, voltemos à minha primeira vez em Portugal.

Foi linda a primeira imagem que tive de Lisboa, mas o modo como olhei aquela linda cidade, não foi com um olhar mais curioso, mais detalhista, que me fizesse penetrar na essência do seu povo, perceber nas pedras de seus monumentos a leitura da história, não só de Portugal como de países por ele colonizados, como o nosso Brasil.

Eu estava começando uma viagem por sete países e ainda via Portugal, representado por Lisboa, apenas como porta de entrada para a Europa. E esta atitude se repete em contra partida, quando diz respeito à cidade do Recife, vista por alguns como ponto inicial de um roteiro para outras cidades e outros estados brasileiros.

Voltei a Lisboa em 2007 a convite dos amigos Rui e Patrícia (autora deste blog), época em que cursava Bacharelado em Turismo aos 64 anos de idade. Cheia de vontade de conhecer mais um pouco de Portugal e agradecida a Deus pela chance de fazê-lo pude lançar sobre tudo um olhar diferenciado, de curiosidade, de admiração e mesmo de aprendizado.

Fui privilegiada em ter como cicerone algumas vezes, a historiadora Maria do Céu Carvalho Dias, que me apresentou à cidade de Évora, onde conheci o templo de Diana e entre as suas muralhas tive uma verdadeira aula de história, além de Sesimbra, Cabo de Espichel e outros tantos lugares lindos. Com o casal Joaquim e Deolinda e Alda, matriarca da família Morais, conheci a linda Nazaré, Alfeizerão, onde comi o melhor pão de ló de minha vida e outras cidades vizinhas.

A visita à Fátima, já havia sido feita na primeira viagem, mas foi repetida, pois, uma filha tem que visitar a mãe todas as vezes que for possível. Não poderia deixar de falar em Covilhã, onde me maravilhei com um concerto de orquestras e cantos orfeônicos ao ar livre na praça principal da cidade, quando aconteceu um fato impressionante. Ao ser apresentado no palco o fado Lisboa antiga, pensei o quanto Benjamin gostaria de estar ali e ao virar-me, lá estava um carro chegando com seu nome escrito, pensem a emoção... Também conheci a Serra da Estrela, que no inverno deve ser um espetáculo à parte.

Estando hospedada no bairro Parque das Nações, a um passo da “Gare Oriente” de onde partem metrôs, ônibus e trens para diversos pontos da cidade e demais destinos europeus, era só colocar a mochila nas costas e sair explorando as possibilidades que Portugal me oferecia, como ir sozinha conhecer a maravilhosa cidade do Porto.

Brasileiros amigos, temos que ir a Portugal, uma, duas, muitas vezes se possível, porque como falei anteriormente, nas pedras dos inúmeros castelos e monumentos podemos ler a história, como em Belmonte, cidade onde nasceu Pedro Álvares Cabral, e conhecermos melhor a Capital do país.

E vocês portugueses venham conhecer o Recife, das praias de água mornas, dos casarios coloniais, das igrejas históricas, dos museus dos Brennand, das ruas recortadas por rios e lindas pontes que nos dão o título de “Veneza Brasileira”. Venham conhecer o estado de Pernambuco que é multicultural e experimentar nossa culinária gostosa como a risada do nosso povo e quente como o calor humano que lhes espera.

Aos amigos lusos e brasileiros fica a urgência de olhar as duas cidades, não como passagens nas rotas turísticas dos dois países e sim como destinos turísticos ricos em atrativos próprios e merecedores de uma visita mais prolongada.

Vamos nos conhecer melhor, vamos usar esta ponte de amizade do Capibaribe ao Tejo.

Naide Paiva de Oliveira Nóbrega é turismóloga formada pela Faculdade Maurício de Nassau

16 comentários:

  1. Muito legal! Muitos portugueses só conhecem Porto de Galinhas. Recife é lindo, merece uma visita mais demorada. Vamos "atravessar" essa ponte que Patrícia criou.

    ResponderExcluir
  2. Realmente muitas pessoas passam por Lisboa apenas para fazer conexao para outros países.Como muitos também passam por Recife so para ir para Porto de Galinhas ou Fernando de Noronha. Mas aqui nessa ponte de Patrícia os brasileiros estão marcando presença. Parabéns, para a turismóloga pelo texto e a Patrícia pela ponte da amizade.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Ianatoni, Turismóloga. Professora de Turismo22 agosto, 2010

    Naide, primeiramente, parabéns pelo belo texto que entusiasma logo em seus parágrafos iniciais. Senti-me momentaneamente lendo um romance que ocorrera em Portugal, porém não o deixando de ser, um romance entre seu olhar e sua percepção e sentimento perante as cidades citadas. Ainda não tive, assim como você, o prazer em conhecer este belo país, mas após a leitura, deu-me vontade de brevemente vivenciar as tradições culturais e costumes e deliciar-me com a gastronomia entre seus pratos salgados e famosos doces e não menos conhecidos, degustar dos bons vinhos de Portugal.
    É sem dúvida, um imenso prazer poder lhe parabenizar pela sua sabedoria, garra, coragem e força.
    Foi um aprendizado para mim, tê-la em minha sala de aula. Quero poder ter o prazer de ler outros tão ricos textos que demonstrem a sua experiência de vida.
    Parabenizo a autora do blog pelo convite feito a você.
    Naide Nobrega, exemplo de determinação!

    ResponderExcluir
  4. Naide, meus parabéns pelo texto esplêndido, hoje em dia é isso que o mercado de trabalho está a procura; profissionais competentes assim como você.
    A maneira como escreve possui um diferencial pelo fato de expor suas experiencias com um entusiasmo empolgante!
    Você ainda vai longe.

    ResponderExcluir
  5. Hey Naide, desculpe pelo minho português mais quero bem volver no Brasil muitas vezes! Portugal é muito bom mais Brasil é o melhor do mundo!

    Tchau!

    Lucas da Holanda

    ResponderExcluir
  6. Agradeço todos os dias por Deus colocar em minha vida pessoas com energia positiva.
    Foi em 2008 quando entrei em sala de aula, turma de turismo, que tive a oportunidade de conhecer e aproximar-me de Naide. Percebi que a mesma se destacava por possuir características importantes que o mercado exige, entre elas a busca do conhecimento.
    Os diversos momentos que pude desfrutar da convivência com Naide na faculdade sempre foi escutando sobre suas viagens pelo Brasil e Europa.
    O que ela não sabe é que me sinto um aluno ao escutar suas experiências (viagens).
    Aprendi mais uma vez.
    Saudades e Parabéns!
    Prof. Artur Mendonça (seu aluno)

    ResponderExcluir
  7. Naide,parabéns pelo texto!Gostei muito :)
    Depois de ler esse texto me deu mais vontade ainda de conhecer Portugal!
    E adorei o que vc falou de Recife,nossa veneza brasileira


    Beijos,Marina Sobral

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto. Uma delícia! Voltei àquela nossa viagem juntas, em 2004. Ê, saudade daquela sangria, bem servida, lá no Bairro Alto. E da inesquecível noite de fado que passamos juntas... das bacalhoadas muitas que comemos, pelas terras de Saramago. Ê, Naide Mãe.... meu exemplo, minha paixão, minha seta, sempre. Beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. parabéns pelo post, além de falar verdades, nos cativa a conhecer Portugal como um centro histórico, nossa ascendência e não como uma 'escala'.

    ResponderExcluir
  10. Brederode, seu blog está bombando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Patricia que post EXCELENTE! Parabén a escritora que retratou com conhecimento, sentimento e paixão os olhares dessas duas cidades, Lisboa e Recife.
    Parabéns

    Renata Bragança

    ResponderExcluir
  12. Eita, mamita! Que sucesso! Vc é demaissssssssss! Te amoooooooooooooooo! Parabéns a você também, Pati, pela sensibilidade de convidar essa grande criatura para dividir conosco suas experiências. ;)

    ResponderExcluir
  13. Agradeço primeiro à Patricia por me convidar para escrever algo para esse exelente blog, depois àqueles que leram meu texto e aos que
    fizeram comentário a respeito.
    Sou uma pessoa de 67 anos,sei muito da vida mas acredito que tenho muito mais a aprender
    Como diz a letra da música de Gonzaguinha:
    "Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar a beleza de ser uma eterna aprendiz".
    Este é o meu lema.
    Um abraço caloroso aos amigos lusos brasileiros e até a próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
  14. Naide, ADOREI seu texto!!!
    Além de TURISMÓLOGA você veio ao mundo com o JORNALISMO no sangue, escreve muito bem.
    Entre como portadora de diploma e faça outra faculdade. FAÇA JORNALISMO!!
    O Brasil e o mundo necessita de matérias como a sua neste blog.
    VOCÊ É ENCANTADORA POR DENTRO E POR FORA.
    P A R A B É N S !!!

    Lurdinha Miranda

    ResponderExcluir
  15. A partir de hoje 23 de agosto, o Jornal Nacional da Rede Globo passa a ser apresentado em cidades dos 26 estados brasileiros. A escolha do local é feita ao vivo através de sorteio, no dia anterior. Amanhã, 24 de agosto, o Jornal Nacional será apresentado diretamente de Igarassu, cidade histórica onde se encontra a Igreja mais antiga do Brasil, que ainda possui sua estrutura em bom estado e aberto a visitações, A Igreja de São Cosme e Damião.

    ResponderExcluir
  16. Tiaaa, adorei o texto e na leitura pude "viajar" até Lisboa e ver (ou melhor, sentir) lugares maravilhosos e que um dia, se Deus quiser, eu possa visitar, como é o caso da cidade de Fátima, que, inclusive sou devota!!
    Um grande beijo da sua sobrinha e afilhada.
    Flávia Nóbrega

    ResponderExcluir