A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Documentário Doce Brasil Holandês

O documentário Doce Brasil Holandês, dirigido e produzido por Monica Schmiedt, estreia amanhã, 13, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.

Duas historiadoras, a brasileira Kalina Vanderlei e a alemã Sabrina van der Ley, encontraram-se no Recife em março de 2009, para investigar as raízes e as contradições do mito que se criou acerca da invasão holandesa a Pernambuco, no século 17. Nesse encontro, elas descobrem que há muita história por trás do sobrenome de origem holandesa, que as une.

Os holandeses invadiram e tentaram colonizar o Brasil no século 17. Dos 24 anos que ficaram no país, sete estiveram sob o governo do alemão/holandês João Maurício de Nassau. Nassau é definido por alguns moradores de Recife como “o melhor prefeito que a cidade já teve”. Até hoje, aquela época é lembrada como melhor que a atual. Mas por que um povo teria saudade de um invasor?

A pergunta abre o documentário, que mostra entrevistas com historiadores, especialistas na invasão holandesa, como Evaldo Cabral de Mello, Marcos Galindo, Daniel Breda e José Luiz Mota Menezes. Também dão seus depoimentos alguns pernambucanos, que carregam no sobrenome a herança holandesa: os “Wanderleys”, descendentes de Gaspar van der Ley, o soldado holandês que veio ao Brasil com Nassau.

Juntas, Sabrina e Kalina desvendam Maurícia - atual Recife - a cidade planejada e construída por Nassau, que tinha um observatório astronômico e a maior ponte do novo mundo. Discutem o legado artístico e cultural deixado por Nassau para entender o porquê desta nostalgia.

Site oficial do filme: http://www.mschmiedt.com.br

3 comentários:

  1. Deve ser muito legal esse documentário. Vou tentar assistir

    ResponderExcluir
  2. PATRICIA, SOU NETO DE PAXEDES BREDERODES,GOSTARIA DE FAZER UM CONTATO COM VOCE

    FELIZ 2026

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gunther!! Obrigada pela visita e pelo comentário.Voltei com o blog.

      Excluir